Oportunidades para cargo de inspetor em alta
Seg, 25 de Abril de 2011 18:03

Oportunidades para cargo de inspetor em alta

O mercado de inspeção no Brasil continua em franca expansão, com destaque para o segmento óleo & gás. A Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) divulgou que são 16 mil profissionais certificados pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Pessoal (SNQC) que engloba, principalmente, as certificações de END e Controle Dimensional. Por esses números, podemos afirmar que este mercado cresce a um ritmo de 10 a 15% ao ano.
Todos os dias novos profissionais de diferentes áreas e formação buscam oportunidades neste mercado, principalmente nos ensaios não destrutivos e soldagem. Mesmo assim, o mercado ainda enfrenta dificuldade na contratação, pois em determinadas modalidades existe até a busca por profissionais estrangeiros.
O cargo de inspetor está presente em vários tipos de indústrias. “Na petroquímica são refinarias, gasodutos e oleodutos; na naval são estaleiros na construção de plataformas e petroleiros; na indústria de base são fornecedores de chapas, tintas, válvulas, etc.; na automotiva são as autopeças, montadoras e fundição; na aeronáutica são as companhias aéreas e as empresas de manutenção de aeronaves, e outras como a nuclear, a elétrica, o papel e celulose, o biodiesel, etc”, explica o diretor da CETRE, Waldomiro Figueiredo.
A CETRE prepara os profissionais para certificação desses cargos e dessa forma aquece o mercado nacional, que não precisa procurar em outros países mão de obra qualificada para exercer cargos em empresas brasileiras.