Controle Dimensional de Montagem de Máquinas

Quem é o inspetor de Controle Dimensional em Montagem de Máquinas

Profissional que possui conhecimentos teóricos e práticos para realizar nivelamento de bases de máquinas e equipamentos, balanceamento de máquinas rotativas, rotores e turbinas, medir rotação de eixos de motores, realizar alinhamento de eixos, inspecionar peças e acessórios destinados à indústria mecânica, através de conceitos metrológicos que visam garantir as características dimensionais de roscas, engrenagens, acoplamentos, polias, acabamentos superficiais, tolerâncias geométricas, e ajustes para acoplamentos com folgas e com interferências forçadas. O inspetor de Montagem de Máquinas deve também possuir fortes conhecimentos de metrologia, na aplicação prática de procedimentos de leitura e manuseio de instrumentos de medição tais como: paquímetro, micrômetro, relógio comparador, relógio apalpador, calibres (de folga, de roscas, de profundidade), escalas, nível de bolha de precisão, blocos padrões, arames calibrados, entre outros.

Especificações Técnicas

Pré-Requisitos

É recomendável que o profissional a ser treinado, possua alguma experiência em controle dimensional na área de mecânica, voltada a fabricação ou manutenção de máquinas, acessórios, motores, ou então na área de controle de qualidade de peças fabricadas por processos mecânicos.
Quanto à escolaridade, é recomendável que tenha o ensino médio completo, ou cursos técnicos voltados às áreas de mecânica, metalurgia, ajustagem, usinagem ou desenho técnico, porém a comprovação da escolaridade não é um pré requisito para o candidato participar do curso.

Áreas de Atuação Profissional

O profissional poderá atuar em diversas áreas dentre elas: petrolífera, petroquímica, papel e celulose, mecânica, metalurgia, manutenção de máquinas e equipamentos, naval, siderurgia, usinagem, mecânica pesada, etc.

Sistema de Qualificação

O profissional poderá requerer exames de qualificação junto ao Sistema Nacional de Qualificação e Certificação - SNQC, devendo para isto, observar os pré requisitos necessários quanto à sua experiência profissional e escolaridade mínima mencionadas na norma NA-008 - Abendi.

Público Alvo

O curso é destinado aos profissionais que desejam atuar nas áreas de controle da qualidade industrial voltadas ao controle dimensional de peças e assentamento de máquinas e equipamentos, inspeção de balanceamento de máquinas com análise de vibração e rotação de motores.

Carga Horária

188 horas

 

 

Solicite Orçamento:

  • Pretendo ser aluno