Você conhece os mais recentes regulamentos para o transporte de materiais radioativos?
Seg, 24 de Setembro de 2012 14:50

Você conhece os mais recentes regulamentos para o transporte de materiais radioativos?

Durante o Fórum Internacional de Proteção Radiológica, o especialista da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Natanael Bruno, conduzirá uma mesa redonda sobre o tema

 

Acidentes acontecem em qualquer atividade humana, entretanto, quando isso ocorre durante o transporte de materiais radioativos, há sempre o risco de vazamento e contaminação. São necessárias, portanto, rigorosas medidas de proteção para as pessoas, propriedades e o meio ambiente.

Segundo o especialista da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Natanael Bruno, que conduzirá uma mesa redonda sobre o tema durante o Fórum Internacional de Proteção Radiológica; esse segmento de transporte no Brasil é regulamentado pela Cnen e outros órgãos reguladores como as agências nacionais de Aviação Civil (Anac), de Transportes Terrestres (ANTT) e de Transporte Aquáticos (ANTAq). A Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil é responsável pela regulamentação e homologação de embalagens para o transporte marítimo de produtos perigosos, incluindo os materiais radioativos, enquanto o Ibama autoriza e fiscaliza as operações de transporte sob o ponto de vista de proteção ambiental.

Durante as discussões, os participantes também conhecerão as normas e resoluções aplicáveis ao transporte de materiais radioativos. A norma da Cnen, por exemplo, exige o uso de embalagens certificadas e um conjunto de procedimentos de emergência que devem ser executados em caso de acidente.

Recentemente, segundo o especialista, a Cnen desenvolveu uma nova versão do Regulamento de Transporte. O documento foi disponibilizado na internet para consulta pública entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012. Foram recebidas 225 contribuições, na forma de comentários e sugestões, de todo o Brasil e exterior. Nesse momento, as sugestões estão sendo analisadas e incorporadas ao texto base. Após revisão final da Comissão de Estudos, o texto será encaminhado à Comissão Deliberativa do conselho para aprovação final e publicação.

Participe do evento e saiba como trabalhar com segurança nessa área!