Treinamentos reconhecidos serão informados no site da Abendi
Seg, 26 de Novembro de 2012 14:09

Treinamentos reconhecidos serão informados no site da Abendi

 

A partir de janeiro de 2013, o profissional que pretenda fazer um treinamento visando à certificação deve buscar por um que seja reconhecido pela Abendi.
 
A decisão tomada pelo Bureau de Certificação estabelece que os treinamentos em ensaios não destrutivos devem obrigatoriamente ser reconhecidos pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em END (SNQC/END). A medida visa à padronização e harmonização das certificações mundiais e foi adotada após a revisão da ISO 9712.
 
Para auxiliar o candidato à certificação que busque um treinamento reconhecido, o site da Abendi (www.abendi.org.br) disponibilizará a partir de 2 de janeiro a relação dos treinamentos reconhecidos pela Associação. Até novembro, três provedores de treinamentos já haviam encaminhado seus processos para reconhecimento dos cursos oferecidos por eles na área de END.
 
O Documento Complementar DC-38, que define a sistemática de reconhecimento pela Abendi, estabelece que os seguintes treinamentos devem ser reconhecidos pela Associação: Ensaio Visual, Líquido Penetrante, Partículas Magnéticas, Ultrassom, Ensaios Radiográficos, Correntes Parasitas, Detecção de Vazamentos, Emissão Acústica, Controle Dimensional, Acesso por Corda, Termografia, Análise de Vibrações, Teste por Pontos, Estanqueidade, Potencial Eletroquímico, Medição de Espessura Subaquática, Partículas Magnéticas Subaquática, ACFM e Ensaio Visual Subaquático.