Regra de transição para certificação de profissional sem ensino técnico
Seg, 29 de Outubro de 2012 10:06

Regra de transição para certificação de profissional sem ensino técnico

 

Período de transição que permite a quem não tem formação técnica obter a certificação na área de END termina no fim de 2013.
 
 
Profissional com ensino médio concluído, mas sem formação técnica, que deseje obter a certificação para atuar na área de ensaios não destrutivos e inspeção tem de iniciar o processo o quanto antes, já que deverá fazer um treinamento e ser aprovado nos exames de nivelamento para estar apto a iniciar o processo de certificação. A partir de janeiro de 2014, será obrigatório ao profissional que se candidatar à certificação ter concluído o ensino médio com formação técnica.
 
Essa medida é uma das adotadas em 2008 para a melhoria da capacitação dos profissionais. As regras de transição permitem ao candidato a Nível 2, sem formação técnica de nível médio, prestar um exame de nivelamento para, em seguida, iniciar o processo de certificação. A Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) preparou cursos de nivelamento presencial e a distância indicados para iniciantes e um calendário de exames para auxiliar esse candidato em sua qualificação.
 
Os candidatos reprovados no primeiro exame de nivelamento deverão ser aprovados no curso de nivelamento ministrado pela Abendi. Após a realização do treinamento de nivelamento, ele tem mais duas oportunidades para ser aprovado no exame. Já quem for reprovado nas três tentativas, terá de apresentar o certificado de conclusão do curso técnico de nível médio para iniciar o processo de certificação. Os profissionais certificados como Nível 1 que possuírem apenas o ensino fundamental devem apresentar certificado de conclusão do nível técnico para requerer a promoção de nível. Já os profissionais Nível 1 com o ensino médio devem apresentar certificado de conclusão do nível técnico ou ser aprovado no exame de nivelamento para requerer a promoção de nível. Os profissionais Nível 2 com a certificação válida, em qualquer método, não precisam comprovar o ensino técnico.
 
Para ter mais informações sobre esse processo entre em contato pelo telefone (11) 5586-3181 ou pelo e-mail snqc@abendi.org.br