| Curso de radiografia para alunos do Mercosul |
Uma parceria com governos de países do Mercosul e a Abendi, através do Projeto Arcal, trouxe neste mês de maio pelo menos 16 alunos de países latinos para participar de cursos na CETRE. Eles receberam treinamento na área de Ensaio Radiográfico e puderam conhecer de perto as técnicas e teorias aplicadas (no Brasil) e que podem ser usadas também em seus países.
O Projeto Arcal tem como principal objetivo apoiar a implementação de sistemas nacionais de qualificação e certificação em END, conforme as normas ISO 9712 e 17024. Participaram do curso representantes de 15 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai. O instrutor foi o Sr. Juan Mestre, da Argentina.
Roberto Valera Camacho, engenheiro e coordenador do Programa Nacional de Capacitação e Certificação da Bolívia, realizou esse curso na CETRE. “Aprimorar conhecimento na área de radiografia foi importante para incrementar o que eu já sabia sobre o assunto, além da oportunidade de conviver com outros trabalhadores do setor de diversos países da América Latina, e saber como cada um hoje desenvolve e atua na área de END”, diz
Roberto ressalta que um aprendizado diferenciado foi possível durante o curso na CETRE podendo ele e os outros alunos ter conhecimentos mais profundos sobre radiografia industrial e algumas áreas envolvidas nesse tema como proteção radiográfica, além de informações importantes sobre certificação de profissionais de END. “Fiquei impressionado. A CETRE e Abendi têm instalações e esquemas bastante aprimorados para treinamento, qualificação e certificação de profissionais”, completou.
Outros profissionais latinos devem também vir ao Brasil para realizar treinamentos até o final do ano, ainda em parceria de governos com a Abendi, que aciona a CETRE para aplicar os cursos.

| RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL |
Atuais e ex-alunos da CETRE podem contar com o setor de Atendimento ao Aluno para ajudá-los na recolocação profissional. Hoje, está funcionando na CETRE o serviço de contato com as empresas para o recebimento de vagas e envio de currículos dentro do perfis desejados.
“Temos um projeto de parceria com as empresas da área. Quando a empresa abre a vaga nos envia um formulário especificando dados como local, descrição da vaga, quantidade, experiência necessária e se exige ou não a qualificação. Quando recebemos esses dados, divulgamos em nosso site para que os alunos visualizem e se candidatem de acordo com seu perfil. Pedimos para os alunos enviem o currículo com título da vaga, para selecionarmos e encaminhar para as empresas”, diz Rubiana Barcelos, do setor de atendimento ao aluno.
Hoje são, pelo menos, dezenas de empresas cadastradas e mais de 200 currículos por dia recebidos pelo Atendimento ao Aluno. “As empresas precisam de candidatos para fechar as vagas e nós temos esses candidatos. Qualquer empresa que necessite de candidatos na área industrial pode se cadastrar. Entrando em contato pelo e-mail assessoria@cetre.com.br”, completa Rubiana.
O aluno visualiza as vagas no site da CETRE (www.cetre.com.br). “Lá há a opção de enviar o currículo por e-mail ao nosso departamento. Fazemos uma triagem. Selecionamos sempre nossos ex e atuais alunos para concorrer às vagas que oferecemos em parceria com as empresas”, conclui Rubiana.

     

21/06/10 a 05/08/10
Controle Dimensional
em Mecânica - São Paulo

28/06/10 a 17/08/10
Inspetor de Soldagem -
São Paulo

21/06/10 a 30/07/10
Calderaria e Tubulação
Santos

21/06/10 a 30/06/10
Ultrassom Medição
de Espessura - Bahia

28/06/10 a 17/08/10
Inspeção de Dutos - São Paulo

05/07/10 a 21/07/10
Líquidos Penetrantes - Taubaté

21/06/10 a 31/07/10
Caldeiraria e Tubulação -
São Paulo

....................................................

| MERCADO |
Falta de qualificação profissional limita aumento de empregos
Apesar da geração recorde de empregos em abril de 2010 e da previsão de criação de 2,5 milhões só este ano, a falta de qualificação ameaça o crescimento do número de postos de trabalho formais em todo o país, de acordo com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
Este ano, a expectativa é que cerca de 1milhão de trabalhadores passem por algum curso de formação e/ou a
primoramento profissional. “Estamos muito aquém do necessário, deveriam ser 5 milhões”.
Segundo Lupi, no Brasil temos a cultura do diploma universitário, mas deixamos de lado os cursos técnicos e de aperfeiçoamento, que são os mais necessários agora. “Falta uma política para cursos de qualificação e aperfeiçoamento de curto e médio prazos.”
O ministro disse ainda que os investimentos em qualificação devem ser prioridade do governo Lula e da iniciativa privada. Além disso, o governo está elaborando um projeto de lei para combinar o recebimento do seguro-desemprego à participação do trabalhador em cursos de capacitação profissional.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias


| CARREIRA |
Carreira de Inspetor de Radiografia Industrial
A carreira do profissional que atua como Inspetor de Radiografia Industrial é promissora, e não é de hoje. Há 25 anos, com a construção de usinas como Itaipú e outras obras de renome, a profissão começou a ser muito procurada devido a demanda de mercado. E hoje não é diferente, ainda mais com a expectativa de cargos e salários que surgirão com o Pré-sal.
O profissional poderá atuar em diversas áreas, entre elas, a petrolífera e petroquímica, papel e celulose, fundição, metalúrgica, eletromecânica, eletroeletrônica, naval, automotiva, siderúrgica, etc. O salário é chamativo e está hoje em torno de R$ 4 mil a R$ 12 mil, dependendo da experiência do profissional, e vale tanto para o empregado CLT como para o autônomo. A qualificação é ponto fundamental para o inspetor ser reconhecido e valorizado, por isso ela não pode nem deve ser deixada de lado.

Dicas de qualificação
Apesar de não ser obrigatório, alguns segmentos profissionais pedem a qualificação como requisito para atuar como Inspetor de Radiografia Industrial. Ela deve ser solicitada no SNQC/ END - Sistema Nacional de Qualificação e Certificação, que exige escolaridade, treinamento, experiência profissional e aptidão física.
É aplicada uma prova teórica e na sequencia, sendo aprovado, o interessado é encaminhado para a realização do exame prático. O prazo máximo para conclusão do processo todo de qualificação é de 24 meses, a partir do primeiro exame. É permitido dois reexames em cada prova.
Para aprovação, o profissional deve obter a nota mínima de sete nas provas teóricas e nota mínima de oito no exame prático. Ao passar no curso, o candidato recebe do Bureau de Certificações a carteirinha e um certificado. O profissional terá que manter a qualificação a cada 30 meses e deve encaminhar documentos que comprovem que esteve trabalhando durante esse período.


Dica Técnica
José Urban Gimenes, instrutor da CETRE, garante que o profissional que estudou antes e durante o curso consegue aplicar os conhecimentos na prática e ir se aperfeiçoando, devido à experiência que vai adquirindo. “A principal dica é nunca deixar de lado a apostila, principalmente, nas consultas de processo de soldagem, metalurgia e desenho técnico, pontos cruciais e muito complexos.”
Gimenes ressalta que a parte teórica é a base para a atuação em campo. “Por isso o curso da CETRE é tão importante. O aluno que realmente quer fazer a diferença deve estudar o conteúdo que será aprendido no curso antes. Ele fica sabendo detalhadamente na matrícula o que irá aprender com o professor em sala de aula e deve se antecipar.”
O instrutor acredita que se ele estuda antes, chega em sala de aula só para sanar as dúvidas e terá assim mais espaço para aprimorar e aprender as questões relevantes, pois essas sim, se não bem assimiladas, comprometem a prática.
Caso o aluno não tenha conhecimento de nada - por exemplo aqueles que estão ingressando na área através do curso -, o estudo anterior é mais recomendado ainda.
“Esses alunos podem perder tempo com o básico, que uma boa leitura anteriormente ao início do curso resolve. O segredo é aproveitar o professor em sala de aula para aprender o mais complexo e realmente importante”, acredita o instrutor.

| CANAL ABERTO|
Esse espaço é para você, leitor, tirar qualquer dúvida com os profissionais da Cetre. Entre em contato através do e-mail jornalismo@cetre.com.br e forneça seu nome e profissão ao elaborar a sua pergunta.

Marcelo Marciano Mudesto - Gostaria de saber se através da CETRE posso me formar em técnico de inspeção de solda e como é o campo de trabalho para essa profissão. Eu estou em Manaus, onde poderia fazer o curso? E é necessário fazer a prova para certificação da FBTS?

José Roberto, engenheiro e instrutor da CETRE – Oferecemos o curso de inspetor de solda, ministrado em todas as unidades: São Paulo, Salvador, Taubaté e Santos. A CETRE pode levar o curso até Manaus, mas para isso é necessário um número mínimo de 20 participantes. Muitas empresas ligadas a Petrobras fazem questão de contratar o inspetor que seja certificado, mas não é algo obrigatório.


Certificações Cetre

| VAGAS DE INSPEÇÃO|

| NOVO CURSO|
Programa técnico especializado para desenvolvimento profissional do Aluno Cetre
Clique aqui para as vagas disponíveis
A CETRE está com inscrições abertas para sua nova unidade em Santos para treinamentos em Líquidos Penetrantes, Ultrassom, e Inspetor de Soldagem. Clique aqui e faça sua inscrição