São Paulo, 22 de Março de 2010 6ª Edição
Calendário
de Cursos
 
05/04 - Ultrassom - Bahia e Taubaté
Saiba mais...
 
05/04 - Líquidos Penetrantes - São Paulo e Taubaté
Saiba mais...
 
05/04 - Partículas Magnéticas - São Paulo
Saiba mais...
 
05/04 - Controle Dimensional Caldeiraria
São Paulo
Saiba mais...
 
Calendário completo
 

Cetre recertificado pela ISO e Abendi

Cetre recertificado pela ISO e Abendi
Cetre recertificado pela ISO e Abendi

Recentemente, a Cetre recebeu duas recertificações, pela segunda vez: do Bureau Véritas, a certificação ISO 9001, e da Abendi, como Organismo de Treinamento Reconhecido (OTR).

A recertificação na ISO 9001 ocorreu no final do ano passado, é baseada na norma  ABNT NBR ISO 9001 originada pela Organização Internacional de Normalização (ISO) adotada e traduzida para o português pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ela contém exigências a serem seguidas por empresas tanto industriais como de serviços para a implementação de sistemas que garantam a qualidade de produtos e de serviços.

“Somos também qualificados pela Abendi, como OTR, isto é, agimos como seu braço, no treinamento de pessoal nas áreas de END e de  Inspeção para posterior qualificação junto ao Sistema Nacional de Qualificação e Certificação (SNQC). Significa que somos supridores de mão de obra para importantes segmentos industriais brasileiros”, diz Carlos Hallai, consultor da Cetre que acompanha as recertificações.  A qualificação da Abendi é realizada por seus

 

próprios profissionais em visitas de auditoria anuais.

Para realização da certificação ISO 9001, inicialmente é feita a implementação de rotinas e procedimentos requeridos pela norma, além de outras práticas como auditorias internas e programas de treinamento. Após essa etapa, contrata-se uma empresa, chamada de certificadora, que audita as práticas e, estando tudo de acordo, concede o certificado que tem validade de três anos, sendo que durante esse período, a certificadora realiza visitas intermediárias de controle. A certificação é reconhecida pelo Inmetro, organismo oficial da qualidade nacional.

Um significado importante é que a existência da certificação proporciona a Cetre uma diferenciação, sendo um fator de escolha mercadológica. Além dos clientes, todos os outros envolvidos se beneficiam com o sistema, sejam colaboradores em geral, sejam instrutores. “Prazos são cumpridos, providencias previstas são realmente tomadas, documentação e materiais estão disponíveis na quantidade e com a qualidade adequada e assim por diante”, explica Hallai.

Waldomiro Costa Figueiredo, presidente da Cetre, diz que hoje algumas empresas de treinamento afirmam erroneamente que são OTR da Abendi e nem sempre isso é verdade. “Fazem isso porque não conseguem atender os exigentes padrões de qualidade e responsabilidade de uma auditoria e conseguir o reconhecimento. Na realidade essas empresas se filiam apenas como sócias da Abendi e isso não garante a certificação”, explica.

 
 
 
 
 

Mercado

Nova refinaria movimenta o nordeste

Com investimentos de R$20 milhões, a Dax Oil, empresa fabricante de solventes, vai entrar na área de refino, com expectativa de processar em media 2,5 mil barris dia. A nova refinaria começa a funcionar em abril no estado da Bahia.

Junto com a refinaria de Manguinhos, localizada no Rio de Janeiro, e da Univen, instalada em Itupeva (SP), a Dax Oil é a

 

terceira refinaria privada brasileira, em um mercado petrolífero com 14 unidades da Petrobras. 

O segmento dos combustíveis está favorável para novos investimentos na área de refino. Manguinhos está elevando sua produção para acima dos 30 mil barris de óleo por dia e a Univen pretende ampliar sua produção de cinco mil barris dia, para 20 mil.

 
 

Dica de Qualificação

Para as modalidades do Sistema Petrobras, entre elas está Estanqueidade, é necessário que o profissional esteja prestando serviço para a Petrobras e que

 

tenha experiência comprovada na área. Neste caso, as solicitações para realização da prova são feitas através do fiscal da obra em que o profissional atua.

A qualificação de pessoal nessa área obedece à NORMA PETROBRAS N-1590 - Qualificação de Pessoal em Ensaios Não-destrutivos. A prova de qualificação em  Teste de Estanqueidade consta somente de parte prática e pode ser solicitada através da Abende.

Para se qualificar nas modalidades do Sistema Petrobras, os pré-requisitos estão descritos nas Normas de qualificação específica de cada modalidade. Consulte o link.

 

Dica de Técnica



 O engenheiro José Roberto, professor e elaborador do curso de estanqueidade da Cetre, acredita que o profissional de END

 

em geral precisa ter em mente, que por ser uma área muito técnica, que qualquer acidente pode causar proporções irremediáveis. “Por isso o profissional precisa estar muito atento, pois muitas vidas dependem dele e ninguém quer ser responsabilizado por uma falha causada por negligência ou um ato imprudente, pois um processo técnico e jurídico pode acabar com uma carreira promissora ou até uma vida profissional.”

Responsabilidade e profissionalismo são os pontos fundamentais destacados pelo engenheiro que precisam estar na lista número um de prioridades de quem pretende seguir essa carreira. “O Cetre hoje respeita muito o seu cliente que no futuro é o nosso profissional de inspeção.”

 
 
 

Carreira

Saiba mais sobre a carreira de inspetor de estanqueidade


O profissional de END necessita de especialização em outras técnicas, e a técnica de estanqueidade está carente de profissionais, que são muito requisitados em paradas de manutenção de petroquímicas e plantas de refinaria, para inspeção em

 

tanques de armazenamento e tubulações. “Por isso se especializar nessa área é uma boa dica para quem quer ter mais uma ferramenta de especialização no mercado”, diz o engenheiro José Roberto, professor e elaborador do curso de estanqueidade da Cetre.

O profissional desenvolve atividades junto a qualquer planta de inspeção sendo que estanqueidade detecta vazamentos em diversos equipamentos. “O profissional não pode esquecer que depende dele a qualidade do trabalho e este tem que se especializar sempre, cuidar da ética e seu profissionalismo”, completa.

A Cetre dispõe de equipamentos e corpos de prova que refletem a necessidade do mercado e está com inscrições abertas para o curso de estanquiedade. Mais informações no site www.cetre.com.br.

     

Canal aberto

Esse espaço é para você, leitor, tirar qualquer dúvida com os profissionais da Cetre. Entre em contato através do e-mail jornalismo@cetre.com.br

José Josimar de Araújo - Por que o cristal mais utilizado na escala industrial para realizar ultrassom é o de titanato de bário, já que o de metaniobato de chumbo tem características melhores?

David Brilhante Gheler, instrutor de ultrassom CETRE:
Porque o titanato de bário é melhor transmissor de energia sônica e na área industrial existem alguns equipamentos que não podem entrar em contato com o chumbo. E o custo do titanato de bário para a indústria é o que apresenta o melhor custo benefício por ser um cristal de boa qualidade e com preço compatível para boa parte das aplicações industriais.

 
 
 
     

Programa técnico especializado para desenvolvimento profissional do Aluno Cetre

Clique aqui para as vagas disponíveis

 

Nova Unidade em Santos
A CETRE está com inscrições abertas para sua nova unidade em Santos. No dia 19/04 iniciarão treinamentos Líquidos Penetrantes, Ultrassom, e Inspetor de Soldagem

Clique aqui e faça sua inscrição

 
 
Assine nosso Boletim
 

Cetre do Brasil Todos os direitos reservados @
Sede: Rua Padre Machado, 404 - próximo ao metrô Santa Cruz - São Paulo
Filial: Rua Humaitá, 424 - Jardim Humatá - Unidade Taubaté - SP
Filial: Rua Conselheiro Dantas, 08 - Ed. Paraguaçu 10º andar -Bairro do Comércio - Unidade Salvador - BA
Tel: (11) 2188-1750 | (11) 5575-2225 ou 0800-14-5556
Site: www.cetre.com.br | E-mail: cetre@cetre.com.br