São Paulo, 01 de Março de 2010 5ª Edição
Calendário
de Cursos
 
08/03 - Ultrassom - Taubaté
 
08/03 - Líquido Penetrante - São Paulo
 
08/03 - Ultrassom - ME - Bahia
 
08/03 - Controle Dimensional - Taubaté
 
Calendário completo
 

Novo laboratório de Detecção de Vazamentos

Parte da tubulação enterrada do laboratório de detecção de vazamento
Parte da tubulação enterrada do laboratório de detecção de vazamento

A Cetre mudou de sede e um novo laboratório de detecção de vazamentos incrementou as aulas teóricas do curso, pois oferece ao aluno vivenciar as dificuldades encontradas em campo, no dia a dia do profissional. Ele foi elaborado de forma a gradualmente “dificultar” o processo acústico de pesquisa através de seus

 

variados materiais utilizados, disposição e profundidades diversas.

O aluno poderá utilizar todos os equipamentos apresentados no curso. A haste de escuta, manômetro, correlacionador e principalmente o geofone, aparelho que amplifica os ruídos e é interpretado pelo profissional.

O laboratório é um emaranhado de tubos enterrados e com vazamentos controlados através de válvulas de bloqueio e distribuídos ao longo de três pistas. Além disso, conta com tubulações aparentes onde o aluno poderá definir entre elas, qual possui ruído, treinando e adquirindo um “arquivo auditivo”, importante na profissão.

 
 
 
 
 

Mercado

Petrobras planeja novo duto para gás na Amazônia

Em busca de mais gás na Amazônia, a Petrobras prepara-se para um novo desafio: explorar a reserva de Juruá, a 170 km de Urucu. Esse novo gasoduto será necessário para levar o gás de Juruá até as zonas de consumo.

Como na obra do Urucu-Manaus, terá de cruzar rios, igarapés, morros e mata virgem. O trajeto previsto tem mais de 120 km entre o campo de Araracanga/Juruá, que fica no município de Carauari, e a base de

 

processamento de óleo e gás do Polo Arara, em Urucu.

Em dezembro, a companhia obteve a licença ambiental; agora, começa a ir ao mercado para fazer as primeiras licitações de fornecimentos de serviços e equipamentos.

Os estudos preliminares apontam potencial de extração expressivo em Juruá. Os quatro poços iniciais de exploração na década de 70 mostraram capacidade para 500 mil metros cúbicos cada um. Uma sonda remota de prospecção será deslocada de Urucu para lá.

Se as estruturas dos poços estiverem em boas condições de aproveitamento, a Petrobras poderá elevar, com esse projeto, que entrou no planejamento estratégico da companhia em 2007, em pelo menos 2 milhões de metros cúbicos sua produção de gás na região.

 
 

Novo curso de Controle Dimensional

Sala de aula Controle Dimensional
Sala de aula Controle Dimensional

A Cetre terá um novo curso em seu cronograma 2010, o de Controle Dimensional, em quatro modalidades: caldeiraria e tubulação; mecânica; montagem de máquinas e topografia.

O curso controle dimensional em máquinas foca principalmente a medição referente à instalação e o assentamento de máquinas e equipamentos em suas bases de trabalho, levando em conta, principalmente, o seu nivelamento, balanceamento estático e dinâmico, com avaliações e medições de vibrações mecânicas e alinhamento de eixos.

 

O inspetor de montagem de máquinas deve ainda saber como proceder numa calibração de relógio comparador, medição de roscas externas, engrenagens cilíndricas e ter conhecimentos seguros sobre avaliação de tolerâncias de trabalho e isto tudo é abordado no programa do mesmo.

O público alvo são os profissionais com experiência na área de mecânica industrial e de precisão, bem como na de manutenção e conservação de equipamentos. Ele poderá atuar tanto na área industrial como em áreas onde se estejam realizando instalação de máquinas e equipamentos de produção, tais como bombas, torres, tanques, reatores, trocadores de calor, compressores, motores, turbinas, condensadores e etc.

O curso terá o tempo mínimo de 180 horas, podendo chegar a 200 horas. Informações sobre inscrições e início das turmas com a equipe de vendas no telefone (11) 5575.2225.

     
 

Dica de Qualificação

O engenheiro Luiz Antonio Figueiredo, instrutor de Controle Dimensional Modalidade Caldeiraria e Tubulação, explica que o profissional dessa área, para se qualificar, deve apresentar comprovação de experiência nesse setor, certificado do curso vivencial prático, teste de acuidade visual, documentos pessoais, solicitação de exames à Abendi, atestado de compromisso moral e ético na profissão e demais requisitos mencionados

 

na NA-008 (Norma de Qualificação – NA 008) que pode ser consultada no site da Abende – www.abendi.org.br.

Uma dica importante é que a experiência na área é imprescindível e a partir de 2012 só poderão se inscrever em controle dimensional os profissionais com registro e certificação no CREA.

 

Dica de Técnica


Inspeção de tubulações enterradas na sala de aula CETRE
Inspeção de tubulações enterradas na sala de aula CETRE

Robson Fontes da Costa, engenheiro civil e tecnólogo em Obras Hidráulicas pela Fatec/SP, com pós-graduação em Engenharia de Saneamento Básico (FSP/USP), além de funcionário da Sabesp, diz que um inspetor de detecção de vazamento não deve se frustar com os primeiros erros, pois

 

naturalmente isso irá acontecer. “Por mais que os equipamentos estejam desenvolvidos e amplifiquem os ruídos, a interpretação é do operador, que vai adquirindo um "arquivo auditivo" a medida que adquire experiencia nos ensaios. Então no inicio da carreira, falhas são normais e não devem ser desmotivadoras.”

Outro fator importante é seguir os procedimentos, desde a simples medição de pressão a localização exata das tubulações a serem ensaiadas, sendo esta atividade, muitas vezes mais trabalhosa que o simples geofonamento. “Portanto ao iniciar um carreira em pesquisa e detecção de vazamentos é importante perseverar e aprender que cada vazamento locado tem sua própria história, não sendo um ensaio corriqueiro ou padronizado o que torna seu desafio muito maior, mas com certeza muito mais prazeroso.”

 
 
 

Carreira

Saiba mais sobre a carreira de inspetor de detecção de vazamentos

Técnico fazendo de detecção de vazamento em campo
Técnico fazendo de detecção de vazamento em campo

A carreira é muito promissora, podendo o profissional atuar na área de saneamento, nas empresas de prestação de serviços, em todo o Brasil, contribuindo para a diminuição de perdas de água em redes de abastecimento como em pesquisas de empresas diversas.

Porém, a carreira se torna ainda mais promissora quando falamos em vazamentos

 

internos. Como as empresas concessionárias não podem atuar nas residências, muitos encanadores que se dizem “entendidos” vendem serviço de pesquisa interna, sem critério ou técnica e acabam por destruir paredes e pisos. Os profissionais qualificados nesta área podem atuar neste mercado em expansão, dentro de empresas terceirizadas.

Marcelo Aparecido dos Santos, de 42 anos, é inspetor de detecção de vazamentos da Sabesp há 13 anos. Ele recomenda a profissão, pois diz que além do bom retorno financeiro, quem inicia pode ganhar de R$ 1.600 a R$ 2 mil reais, é gratificante poder resolver problemas, em 90% das vezes, invisíveis a olho nu. “Ao realizarmos programas de detecção de vazamentos incentivamos os consumidores a importância de economizar água, e acaba sendo um trabalho social também.”

     

Canal aberto

Esse espaço é para você, leitor, tirar qualquer dúvida com os profissionais da Cetre. Entre em contato através do e-mail jornalismo@cetre.com.br

Júlio Gomes – Gostaria de informações sobre o curso de inspetor de líquido penetrante. Quando eu fizer a qualificação, após o curso, quais são as minhas chances de colocação no mercado de trabalho?

Rubiana Barcelos, da assessoria ao aluno:
A garantia será poder desempenhar o trabalho com propriedade e conhecimento técnico e teórico da área, ou seja, o conhecimento do curso aliado com a sua qualificação. É uma área promissora porque a busca por inspetores qualificados está em alta, pois são poucos profissionais nesse setor atuando no mercado.

 
 
 
     

Programa técnico especializado para desenvolvimento profissional do Aluno Cetre

Clique aqui para as vagas disponíveis

 

A CETRE está com inscrições para seu novo curso de Controle Dimensional Montagem de Máquinas. Este curso terá a duração de 192 horas, com início no dia 22/03

Clique aqui e faça sua inscrição

 
 
Assine nosso Boletim
 

Cetre do Brasil Todos os direitos reservados @
Sede: Rua Padre Machado, 404 - próximo ao metrô Santa Cruz - São Paulo
Filial: Rua Humaitá, 424 - Jardim Humatá - Unidade Taubaté - SP
Filial: Rua Conselheiro Dantas, 08 - Ed. Paraguaçu 10º andar -Bairro do Comércio - Unidade Salvador - BA
Tel: (11) 2188-1750 | (11) 5575-2225 ou 0800-14-5556
Site: www.cetre.com.br | E-mail: cetre@cetre.com.br