PROFISSIONAIS NÍVEL 2, SEM FORMAÇÃO TÉCNICA,TERÃO PROVA DE NIVELAMENTO EM 2012

A partir do ano que vem, quem planeja obter a Certificação de profissional de END (Ensaios Não Destrutivos) Nível 2, mas não possui diploma de ensino médio em curso técnico, terá que prestar os exames de nivelamento para comprovar que está apto a exercer a nova função. A medida faz parte das novas regras para Qualificação e Certificação em END, que começam a vigorar a partir de 2012. Para auxiliar os candidatos, a ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) ministrará cursos preparatórios específicos para este público, com aulas presenciais e à distância. A boa notícia é que alunos dos OTRs (Organismo de Treinamento Reconhecido), como a CETRE, poderão realizar o curso online da ABENDI de forma gratuita! Mas atenção: o benefício é apenas para o curso à distância. Segundo a ABENDI, as datas e locais dos exames de nivelamento serão divulgados em breve.

 
  |Dica Técnica|
A UTILIZAÇÃO DE END NO SETOR DE FUNDIDOS E FORJADOS


Os materiais fundidos e forjados têm uma enorme aplicação em diversos segmentos industriais. Por isso, os Ensaios Não Destrutivos são essenciais para a manutenção da produtividade nesta área, já que evitam paradas imprevistas provocadas por alguma falha durante os processos de produção. Os métodos de Ultrassom, Líquido Penetrante e Partículas Magnéticas são os mais utilizados pelas empresas do setor. A escolha do ensaio depende das características geométricas da peça a ser avaliada e das possíveis descontinuidades que se deseja localizar

 |Dica de Qualificação|

ULTRASSOM N2 – S4.1 TEM QUALIFICAÇÃO ESPECÍFICA


A qualificação específica de Ultrassom N2 - S4.1, voltada ao dimensionamento de descontinuidades bidimensionais (altura e comprimento), foi recentemente incluída no Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Pessoal da Abendi. Segundo o gerente do Setor de Certificação da associação, Danilo Stocco, o sistema foi implantado para apoiar a área de inspeção em serviço do setor petroleiro/petroquímico que, frequentemente, realiza esta técnica para “definir sobre sua criticidade, monitoramento de crescimento e/ou decisão sobre o reparo”.
24/10
Inspetor de Soldagem - NT
São Paulo
24/10
Inspetor De Soldagem - DI
São Paulo
31/10
Ultrassom N1
Santos
31/10
Ultrassom N2
Santos
31/10
Liquido Penetrante
Santos
24/10
Inspetor de Soldagem N1
Salvador
31/10
Inspetor de Soldagem N1
Taubaté
Últimas vagas

Clique aqui e confira as vagas de emprego exclusivas para alunos e ex-alunos disponíveis no site da Cetre

  |Mercado|
INDÚSTRIA DE TRENS VAI INVESTIR R$240 MILHÕES
O setor ferroviário vive um bom momento no Brasil. A Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) projeta um investimento de ao menos R$ 240 milhões até 2013, com a construção de novas fábricas e investimentos em tecnologias. A Progress Rail Services, subsidiária da Caterpillar, por exemplo, vai abrir uma fábrica de locomotivas diesel-elétricas em Sete Lagoas (MG). Deve gerar 600 empregos.
Pergunta internauta:
Jorge Eduardo da Conceição: Bom dia. Fiz o curso de LP mas não me qualifiquei ainda. Tenho o curso técnico de contabilidade, mas não tenho o CREA, pois nunca trabalhei nessa área. Eu posso fazer as provas sem precisar fazer outro curso técnico?

Resposta CETRE:
Prezado Sr. Jorge - o curso de
contabilidade não é reconhecido
pelo CREA. Neste link estão disponíveis todos os cursos aceitos pelo CREA. Aproveitamos para informar que a ABENDI mudou a regra, fixando um período de transição aos candidatos à certificação. Agora o candidato a Nível 2, sem formação técnica de nível médio, deverá obrigatoriamente prestar um exame de nivelamento para, em seguida, iniciar o processo de certificação. Leia mais no link informado acima.

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE UM DOS MAIS RENOMADOS PROFISSIONAIS DE END NO PAÍS
O engenheiro industrial mecânico e inspetor de Ultrassom, José Roberto Garcia Miranda, é um daqueles profissionais apaixonados pelo o que faz. Com múltiplas especializações na área de Ensaios Não Destrutivos, Miranda atua há 30 anos no setor. Começou a carreira em laboratórios de mecânica, realizando ensaios de Tração, Dobramento e Metalografia. Só depois seguiu para a área de Ultrassom, onde executou inspeções em materiais fundidos, forjados, laminados e soldados de grande espessura para empresas como Petrobras, Itaipu e Angra 2.“Também executei trabalhos e cursos com a Vale do Rio Doce [hoje, Vale], FCA e All Logística, na qual desenvolvi um procedimento de técnica tanden para trilhos”.

DEPOIMENTO

Nome do Aluno:Aldo Roberto Silva Diniz
Mensagem: É com grande satisfação que faço este depoimento onde agradeço à toda a equipe da CETRE e seus idealizadores por terem me possibilitado um grande avanço nas técnicas de Detecção de Vazamentos em redes de água pressurizadas.
Os procedimentos têm base na segurança do trabalhador e maior eficiência nos resultados de racionalização das escavações de correção dos vazamentos que ocorrem nas redes de adução e distribuição de água.
Um muito obrigado a todos, sucesso e que Deus os abençoe.

   

Tem uma opinião sobre a Cetre? Mande para nós por e-mail: marketing@cetre.com.br

 

Esse espaço é para você, leitor, tirar qualquer dúvida com os profissionais da Cetre. Entre em contato através do e-mail jornalismo@cetre.com.br e forneça seu nome e profissão ao elaborar a sua pergunta.

 

O aluno CETRE recebe todo o suporte necessário para um bom ingresso no Mercado de Trabalho,
Saiba mais

Cetre do Brasil - Todos os direitos reservados @
São Paulo-SP / Taubaté- SP / Santos – SP / Salvador - BA
Central de Atendimento
Tel:(11) 2188-1750 | (11) 5575-2225 Demais estados 0800-145556
Site: www.cetre.com.br | E-mail: cetre@cetre.com.br