SÉRIE ESPECIAL TRAÇA PERFIL DOS RENOMADOS ESPECIALISTAS DA CETRE

Acompanhe a partir desta edição, na coluna "CARREIRA", uma série de matérias especiais sobre a história e perfil profissional dos instrutores que ministram as aulas nos cursos da CETRE DO BRASIL. O quadro de professores da CETRE é formado por especialistas treinados, altamente qualificados e que atuam há anos nas áreas de END (Ensaios Não Destrutivos) e Inspeção. Profissionais que se tornaram ícones de relacionamento no mercado e referência de ensino de qualidade, fazendo da CETRE um dos mais importantes OTRs (Organismo de Treinamento Reconhecido) do Brasil. "Basta uma aula com um desses especialistas para sentir a diferença transmitida na matéria", afirma o coordenador técnico da CETRE, José Roberto Garcia Miranda. O primeiro perfil da série especial é sobre o instrutor do curso de Inspetor de Ultrassom, Raimundo Nonato de Almeida. Leia a seguir...

 
  |Dica Técnica|
MEDIÇÃO DE ESPESSURA POR ULTRASSOM TEM DIFERENTES UTILIDADES NA INDÚSTRIA
A Medição de Espessura por Ultrassom é uma importante ferramenta de trabalho para inspetores de diferentes áreas da indústria: petróleo, gás, caldeiraria, saneamento, entre muitas outras. O método é utilizado quando se pretende detectar a existência de perda de espessura em materiais e equipamentos, mas não se tem acesso à parede interna deles. Esta situação é muito comum na inspeção de tubos, caldeiras e vasos de pressão, onde o processo de corrosão danifica a integridade dos materiais, levando ao risco de vazamentos ou mau funcionamento da máquina.
 |Dica de Qualificação|

CEQ-ABENDI/SP INICIA EXAMES DE ULTRASSOM N2


Desde o último dia 5 de setembro, o Centro de Exames de Qualificação (CEQ) da Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) passou a aplicar os exames de Ultrassom Nível 2, nos subníveis S1/S2/S2.1, na sede da própria associação, em São Paulo. Segundo o gerente de qualificação da Abendi, Danilo Stocco, a principal vantagem da medida é a ampliação da capacidade de atendimento aos candidatos. "Os exames, anteriormente, somente eram oferecidos nas cidades do Rio de Janeiro e São José dos Campos", explica. Profissionais que queiram efetuar provas para Certificação em Ultrassom N2, nos subníveis descritos acima, devem se inscrever através do
e-mail: snqc@abendi.org.br
10/10 Ultrassom São Paulo
10/10 Inspetor De Soldagem São Paulo
03/10 Liquido Penetrante Santos
17/10 Ultrassom Santos
03/10 Liquido Penetrante Salvador
26/10 Ultrassom Salvador
17/10 Liquido Penetrante Taubaté
17/10 Ultrassom Taubaté

Clique aqui e confira as vagas de emprego exclusivas para alunos e ex-alunos disponíveis no site da Cetre

  |Mercado|
INTERIOR PAULISTA TEM GERAÇÃO DE EMPREGOS COM SETORES HIDROVIÁRIO E FERROVIÁRIO
No último dia 13 de setembro, a presidente Dilma Roussef visitou o município de Araçatuba, no interior de São Paulo, para lançar a pedra fundamental do Estaleiro Rio Tietê. No local, às margens da hidrovia Tietê-Paraná, será feita a infraestrutura para a produção de 20 comboios hidroviários, que farão o transporte de etanol produzido pelas usinas do Oeste Paulista até a Refinaria de Paulínia (Replan), de onde, por meio de dutos, atingirá diversos terminais. Segundo o diretor do Estaleiro, Fábio Vasconcellos, as obras de terraplanagem já estão prontas e pelo menos 500 operários serão contratados para a a construção das barcaças. A previsão é entregar o primeiro comboio no início de agosto de 2012.
Pergunta internauta:
Marcelo - Eu sou qualificado em LP- Líquidos penetrantes. Posso pedir a prova de PM (Partículas Magnéticas) direto, sem fazer o curso?

Resposta CETRE:
Prezado Sr. Marcelo,
para solicitar uma nova certificação, o senhor deve passar por todo o processo de qualificação novamente:

a) Comprovar escolaridade e experiência
b)Realizar exame de acuidade visual
c)Realizar treinamento específico

A HISTÓRIA DE UM EX-ALUNO QUE VIROU INSTRUTOR

Há 15 anos, o físico Raimundo Nonato de Almeida viu na área de inspeção industrial um próspero plano de carreira e decidiu se matricular no curso de Inspetor de Ultrassom da CETRE. "Eu trabalhava como técnico de manutenção e vi na área de inspeção de END [Ensaios Não Destrutivos] uma alternativa de crescimento profissional e, também, financeiro", conta ele. Ao longo do tempo, Almeida investiu em qualificação profissional e se tornou Inspetor de Ultrassom Nível 2, especializado em inspeção de solda (S2). Atualmente, trabalha como técnico em planejamento integrado, na Petrobras - uma função recente dentro das plataformas da estatal, criada para analisar e emitir relatórios diários de diferentes setores, como elétrica, manutenção, mecânica, caldeiraria e inspeção. Com o conhecimento adquirido, o inspetor percebeu que poderia, também, contribuir para a qualificação de outros profissionais. Passou, então, a atuar como instrutor do curso de Ultrassom da própria CETRE, onde tudo começou. "Quando você dá aula, você também aprende", afirma. Ou seja: para um professor ou aluno, não importa, a sala de aula é sempre um dos melhores caminhos para se manter atualizado com a profissão.

CETRE PARTICIPA DE IMPORTANTES EVENTOS, EM OUTUBRO

Sempre preocupada em incentivar a qualificação profissional na indústria, a CETRE confirma presença em dois importantes eventos: como uma das patrocinadoras, palestrante e expositora na primeira edição do SINSPI (Seminário de Inspeção Industrial), que será realizado no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, entre os dias 04 e 06 de outubro. E entre os dias 18 e 21 de outubro, nossos profissionais estarão na Santos Offshore.
   

Tem uma opinião sobre a Cetre? Mande para nós por e-mail: marketing@cetre.com.br

 

Esse espaço é para você, leitor, tirar qualquer dúvida com os profissionais da Cetre. Entre em contato através do e-mail jornalismo@cetre.com.br e forneça seu nome e profissão ao elaborar a sua pergunta.

 

O aluno CETRE recebe todo o suporte necessário para um bom ingresso no Mercado de Trabalho,
Saiba mais

Cetre do Brasil - Todos os direitos reservados @
São Paulo-SP / Taubaté- SP / Santos – SP / Salvador - BA
Central de Atendimento
Tel:(11) 2188-1750 | (11) 5575-2225 Demais estados 0800-145556
Site: www.cetre.com.br | E-mail: cetre@cetre.com.br