CERTIFICAÇÃO/ABENDI 2012 VAI EXIGIR CURSO TÉCNICO OU SUPERIOR

Profissionais sem curso técnico ou superior tem só até o final deste ano para prestar exames.
A partir de 1o de janeiro de 2012, somente profissionais que possuem formação em curso técnico ou superior poderão ter acesso aos exames de Certificação da Abendi. O documento de Certificação representa o reconhecimento formal da qualificação do trabalhador e é um importante requisito em muitos processos de seleção e recrutamento, principalmente das grandes empresas. Consulte aqui a relação de cursos que serão aceitos, de acordo com a divulgação do Bureau de Certificação: http://www.abendi.org.br/down2/confea_0473_02_2009.pdf . Além do diploma de formaçao educacional, de acordo com a nova regra, os candidatos aos exames de Certificação também deverão comprovar experiência profissional e apresentar, no momento da inscrição, o registro profissional do CREA (Conselho Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) - este documento pode ser requerido por qualquer profissional que já tenha concluído o curso técnico ou superior nas áreas correlatas aos setores do Conselho. Consulte aqui detalhes para requerer seu registro profissional do CREA. Se voce é ex-aluno ou ainda não está matriculado na CETRE, continue navegando no nosso site e saiba mais sobre nossos cursos. Se preferir, ligue: (11) 5575-2225 (São Paulo e interior) ou 0800-145556 (Demais Estados).

[DICA TÉCNICA]

A IMPORTÂNCIA DA METROLOGIA NO CONTROLE DIMENSIONAL

Curso de qualificação investe no ensino teórico para melhorar a prática A riqueza de detalhes das peças e componentes mecânicos e o alto nível de automação de equipamentos exigem do Inspetor de Controle Dimensional um conhecimento cada vez mais profundo sobre os conceitos da metrologia - a ciência que estuda os sistemas de pesos e medidas presentes no cotidiano das pessoas: do simples despertar do relógio pela manhã, que nada mais é que o resultado de uma medição de tempo, até a rotação de eixos de motores em indústrias, por exemplo. Porém, muitos profissionais priorizam o uso prático da metrologia, desenvolvido com o auxílio de instrumentos de medição, como paquímetros, micrômetros, relógios comparadores, etc. Mas é o conhecimento teórico que irá enriquecer a capacidade de interpretação dos dados obtidos através da prática. Na Cetre, os cursos de Inspetor de Controle Dimensional são divididos em aulas teóricas e práticas, específicas por áreas técnicas: Controle Dimensional de Calderaria e Tubulação; Controle Dimensional de Montagem de Máquinas e Controle Dimensial de Mecânica. As aulas teóricas totalizam sempre, no mínimo, 100 horas de aprendizado. E o aluno ainda recebe de 40 a 60 horas de aulas práticas, dependendo do curso escolhido.

[DICA QUALIFICAÇÃO]

ATENÇÃO PARA A VALIDADE DO SEU CERTIFICADO PROFISSIONAL

A certificação dos profissionais em qualquer dos tres níveis tem prazo de validade de cinco anos, a contar da data de emissão do certificado. Antes do vencimento deste prazo, o profissional deve solicitar a renovação do documento por mais cinco anos junto ao Setor de Certificação da Abendi. É preciso apresentar atestado de acuidade visual referente ao último período de 12 meses e comprovar o exercício da atividade profissional, sem interrupção significativa, durante o período de validade da certificação. Caso tenha ocorrido esta interrupção, o profissional ainda pode se inscrever no processo de Recertificação Profissional, em que passa por novos exames prático e teórico. A Recertificação Profissional é exigida a cada 10 anos para todos os profissionais que pretendem continuar atuando como profissional certificado. Saiba mais sobre o envio de documentos e detalhes dos processos no site da Abendi: http://www.abende.org.br/snqc_renovacao.php?w=1152&h=864 .

[MERCADO]

PETRÓLEO EM ALTA

Anúncios da Petrobrás animam mercado. Os ensaios nao destrutivos são aplicados em toda a cadeia de produção do petróleo, desde a extração até a distribuição do produto. Por isso, as notícias de alta no setor geram expectativas positivas em relação a geração de empregos para profissionais da área. Dados divulgados pela corretora Economática revelaram que, em 2010, a Petrobrás registrou o maior lucro já alcançado por uma empresa de capital aberto brasileira - 35,189 milhões. E no último dia 28 de abril, a estatal anunciou a descoberta de mais uma nova reserva do pré-sal da Bacia de Campos/RJ. Segundo estimativas preliminares, há no local um potencial de volume economicamente recuperável da ordem de 350 milhões de barris de óleo leve. Quanto mais leve o óleo, maior é a capacidade de produção de derivados. Os métodos de END mais utilizados nas indústrias petrolíferas são: Ensaio Visual, Líquido Penetrante, Partículas Magnéticas, Ultrassom e Radiografia, aplicados em várias fases do processo. Além de garantirem a conformidade do produto com as especificações de projeto e cumprimento das normas técnicas, os processos de END também são essenciais na verificação da integridade de equipamentos, estruturas e tubulações utilizados na distribuição do petróleo.

[CARREIRA]

PROFISSIONAIS COM MAIS DE 50 ANOS CONQUISTAM MERCADO

Dados do IBGE revelam que o número de pessoas ocupadas com mais de 50 anos de idade aumentou 56,1% entre 2003 e o primeiro trimestre de 2011. O percentual supera o crescimento médio do total da população ocupada (19,8%). Na Petrobrás, por exemplo, dos 58 mil empregados, 4 mil (8%) são aposentados que continuam trabalhando, segundo dados divulgados pela empresa. A constatação é vista pelos especialistas em mercado de trabalho como uma comprovação de que as empresas estão valorizando mais os anos de experiência dos profissionais. Mas alertam, também, para o fato de muitos trabalhadores estarem voltando a ativa para complementar a renda familiar. Para quem pretende continuar trabalhando após os 50, os dados também servem de alerta: o mercado está aberto, mas é preciso manter-se atualizado para continuar competitivo.

  Calendário de cursos
30/05 - Inspetor de Soldagem - São Paulo
30/05 - Ensaio Visual e Dimensional de Soldas - São Paulo
30/05 - Controle Dimensional Caldeiraria e Tubulação - Santos
06/06 - Ultrassom Medição de Espessura - Santos
06/06 - Líquidos Penetrantes - Taubaté
06/06 - Inspetor de Soldagem - Taubaté
06/06 - Ultrassom - Nível 1 - Salvador
 
[MERCADO]
FALTAM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS NO MERCADO
Empresas enfrentam dificuldades para encontrar, principalmente, operadores e técnicos qualificados.[+]

[DICA TÉCNICA]
Inspetor de Ultrassom tem mercado de trabalho diversificado [+]

Tem uma opinião sobre a Cetre?
Mande para nós por e-mail
jornalismo@cetre.com.br
Canal Aberto
Esse espaço é para você, leitor, tirar qualquer dúvida com os profissionais da Cetre.
Entre em contato através do e-mail jornalismo@cetre.com.br e forneça seu nome e profissão ao elaborar a sua pergunta.
Apoio ao Aluno
O aluno CETRE recebe todo o suporte necessário para um bom ingresso no Mercado de Trabalho, com o nosso Atendimento ao Aluno e Ex-Aluno.
Saiba mais
Oportunidades
Clique aqui e confira as vagas de emprego exclusivas para alunos e ex alunos disponíveis no site da Cetre.
Saiba mais
CERTIFICAÇÕES:
 

Cetre do Brasil Todos os direitos reservados @
Sede: Rua Padre Machado, 404 - próximo ao metrô Santa Cruz - São Paulo
Filial Taubaté: Rua Humaitá, 424 - Jardim Humatá - SP
Filial Santos: Rua da Constituição, 599 - Vila Matias - SP
Filial Salvador: Rua Conselheiro Dantas, 08 - Ed. Paraguaçu 10o andar - Bairro do Comércio - BA
Tel: (11) 2188-1750 | (11) 5575-2225 ou 0800-145556
www.cetre.com.br| E-mail: cetre@cetre.com.br