Boletim Digital Cetre - 19a Edição

 

 

24/03/2011 - Notícias

Cetre comemora o Dia do Profissional de END e presenteia quem efetuar a matrícula em março

O profissional de END tem agora um dia só seu: 27 de março, quando é comemorado o “Dia do Profissional de END”. Desde 2009 a data foi lançada pela Abendi em comemoração aos seus 30 anos. O profissional qualificado pode atuar em todas as obras na área petroquímica, por exemplo, como inspetor de ultrassom, de radiografia industrial, partículas magnéticas e líquidos penetrantes, entre outras. “O trabalho de inspetor é de total importância, pois é ele que vai detectar e mapear defeitos e descontinuidades em soldas especiais – entre elas trincas e deformações em geral”, diz Waldomiro Figueiredo, diretor da Cetre do Brasil.

Para se qualificar e se tornar um profissional em END, o profissional terá que primeiramente fazer um curso obrigatório, conforme norma do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Profissionais. Depois disso, deve ser pedida a qualificação na especialidade pretendida para o órgão habilitado para isso. Por exemplo, Abendi para END; FBTS para inspeção de soldagem e dutos terrestres e CNEN para a área de radiografia industrial. Para uma das etapas da qualificação é necessário realizar os exames teóricos e práticos na área de atuação pretendida.

E uma novidade! Esse mês qualquer inscrito nos cursos da CETRE ganha um relógio em comemoração ao Dia do Profissional de END. Seja na carreira de Soldagem; Dutos Terrestres; Controle Dimensional - Caldeiraria e Tubulação; Liquidos Penetrantes; Partículas Magnéticas; Ultrassom; Detecção de Vazamentos; Responsável por Instalação Aberta - RIA e Radioproteção para Operadores de Radiografia - RORG. Mais informações pelo site
www.cetre.com.br

Estudante terá acesso a material didático exclusivo

A Cetre, pensando nos profissionais da área de radioproteção, acaba de lançar um curso à distância de Supervisor de Radioproteção. Com interatividade, por meio da ferramenta de EAD, o estudante poderá tirar dúvidas com professores e colegas de turma, bem como acesso a todo material didático, fórum de discussão, slide-show, canal de perguntas e e-mail. O curso aborda todo o conteúdo exigido para os exames conforme norma CNEN 3.03.

Uma parte do cuso é presencial e será realizada na sede da Cetre, em São Paulo, com programação agendada, em quatro módulos de 20 horas cada, onde serão esclarecidas dúvidas, resolução das últimas provas da CNEN com banco de questões teóricas e específicas. Por fim, nesta etapa são realizadas as provas oficiais do curso. Ainda haverá um módulo de revisão geral com mais 20 horas, totalizando 100 horas presenciais.

Os interessados devem preencher a ficha de reserva que se encontra no site, http://www.cetre.com.br/hotsite/radioprotecao.
Informações pelos telefones (11) 5575-2225 (São Paulo) e 0800-145556 (demais estados).

Controle Dimensional em alta

A Cetre incorporou em seu cronograma um novo curso na área de Controle Dimensional em Máquinas, em quatro modalidades: caldeiraria e tubulação; mecânica; montagem de máquinas e topografia, que está tendo boa aceitação no mercado, pois a área de controle dimensional é carente de mão de obra especializada.

O profissional que pretende seguir essa carreira estará optando por um mercado promissor, pois com a expansão das refinarias e a implantação de novas unidades para processamento e refino do petróleo, aumentou muito a necessidade de profissionais qualificados nesse setor. O público alvo são os profissionais com experiência na área de mecânica industrial e de precisão, bem como na de manutenção e conservação de equipamentos.

O curso tem o mínimo de 180 horas, podendo chegar a 200 horas. Ele está disponível e todas as unidades da CETRE, inclusive em Santos, mais nova unidade de treinamento Informações sobre inscrições e início das turmas pelo telefone (11) 5575-2225..

Mercado
Rio prevê 75 mil novos empregos no setor de petróleo até 2016

Um levantamento da Prefeitura do Rio estima que, até 2016, o setor de petróleo deve gerar 75 mil novos empregos na cidade. "Hoje não está sendo necessário ir atrás das empresas. Elas estão buscando o Rio para se instalar", afirma à BBC Brasil o secretário municipal de Desenvolvimento, Felipe Góes. "O setor de pesquisa e desenvolvimento gera empregos de alto padrão, que levam a impactos positivos na economia", acrescenta Góes. "Esse é o tipo de emprego que nos interessa atrair para a cidade."

O diretor do Parque Tecnológico da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Maurício Guedes, estima que 4 mil empregos serão gerados apenas no local até 2014, quando as novas instalações previstas no parque deverão estar prontas. O parque foi criado em 2003, e a expectativa era de que as obras fossem concluídas até 2023, mas agora restam apenas três terrenos livres. O parque tecnológico está sendo construído dentro da área do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na ilha do Fundão. "Há dois anos estamos recebendo uma avalanche de empresas interessadas em se instalar aqui", conta Guedes.

A demanda por cursos ligados à exploração de petróleo também tem aumentado, de acordo com Segen Estefen, diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe-UFRJ. "O vestibular para engenharia do petróleo tem demanda equivalente a medicina", afirma Estefen. Áreas como engenharia mecânica, naval e oceânica também têm sido mais procuradas. "O mercado está muito aquecido", acrescenta o diretor da Coppe. "Um aluno que faz pesquisa em uma área especializada, como tecnologia submarina, sai com emprego imediato."

Fonte: O Estado de São Paulo

  Próximos Cursos  
Inspetor de Dutos terrestres
28/03 - Noturno - São Paulo
Detecção de Vazamentos
28/03 - Diurno - São Paulo
28/03 - Diurno - São Paulo
Controle Dimensional
28/03 - Noturno - Taubaté

Ultrassom Medição de Espessura

28/03 - Noturno - São Paulo, Salvador, Taubaté e Santos
28/03 - Noturno - São Paulo, Salvador, Taubaté e Santos
28/02 - Diurno - São Paulo
28/02 - Diurno - São Paulo

Você Fala
Tem uma opinião sobre a Cetre? Mande para nós por e-mail jornalismo@cetre.com.br
Canal Aberto

Esse espaço é para você, leitor, tirar qualquer dúvida com os profissionais da Cetre. Entre em contato através do e-mail jornalismo@cetre.com.br e forneça seu nome e profissão ao elaborar a sua pergunta.

Marcos Antonio Nogueira - Gostaria de orientação sobre os documentos necessários para a prova de qualificação em Dimensional de Caldeiraria e Tubulação. Eu fiz o curso, recebi um cd com as fichas para preenchimento da documentação, mas está em PDF e não consigo completar os espaços em branco e imprimir.

José Roberto Garcia Miranda, engenheiro e instrutor da CETRE –
É possível encontrar essas informações no site da Abendi (www.abendi.org.br). As fichas estão em PDF mesmo, porém deve-se imprimi-las e preencher na sequencia. Os documentos principais são acuidade visual, comprovação de experiência profissional e pagamento da taxa de inscrição no banco.

Certificações
Apoio ao Aluno
O aluno CETRE recebe todo o suporte necessário para um bom ingresso no Mercado de Trabalho, com o nosso Atendimento ao Aluno e Ex-Aluno. Saiba mais
  Cetre do Brasil Todos os direitos reservados @
Sede: Rua Padre Machado, 404 - próximo ao metrô Santa Cruz - São Paulo
Filial Taubaté: Rua Humaitá, 424 - Jardim Humatá - SP
Filial Santos: Rua da Constituição, 599 - Vila Matias - SP
Filial Salvador: Rua Conselheiro Dantas, 08 - Ed. Paraguaçu 10º andar - Bairro do Comércio - BA
Tel: (11) 2188-1750 | (11) 5575-2225 ou 0800-14-5556
Site: www.cetre.com.br | E-mail: cetre@cetre.com.br