São Paulo, 02 de Dezembro de 2009 2ª Edição
Calendário
de Cursos
 
07/12 - Partículas Magnéticas
São Paulo e Taubaté
Saiba mais...
 
07/12 - Caldeiraria e Tubulação
Bahia e Taubaté
Saiba mais...
 
07/12 - Inspetor de Solagem
São Paulo e Bahia
Saiba mais...
 
14/12 - Ultra-Som
Bahia e Taubaté
Saiba mais...
 
14/12 - Detecção de Vazamento
São Paulo
Saiba mais...
 
Calendário completo
 

Cetre aprova mais em exame da CNEN

Nova sede CETRE

Na ultima prova do exame para a Qualificação de Supervisores de Proteção Radiológica realizada pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), em agosto deste ano, os alunos da Cetre tiveram os melhores índices de aprovação brasileira. Esse exame avalia com profundidade os conhecimentos teóricos e práticos envolvendo o uso de material radioativo nas indústrias, conhecimentos teóricos como física nuclear, instrumentação nuclear, efeitos biológicos das radiações, cálculos de blindagens, entre outros. Na parte de conhecimentos práticos são avaliados desde os conhecimentos da Legislação Nuclear Brasileira, rejeitos, transporte e armazenamento de materiais radioativos até as ações de resgate em acidentes radiológicos.

Na área de Medidores Nucleares,

 

com base em levantamentos internos, a Cetre constatou-se que 70% dos seus alunos foram aprovados, enquanto estudantes de outras instituições tiveram aprovação em torno de 50%. O levantamento mostra também que na área de Radiografia Industrial 70% dos alunos foram aprovados no exame, enquanto alunos de outras instituições tiveram em torno de 30% de aprovação.
 
Para a realização desse exame, os alunos devem ter curso superior, por exemplo, de engenharia, física, medicina, entre outras que se enquadrarem nas áreas científicas, biomédicas e tecnológicas. A norma que rege esses exames é a CNEN-NN 3.03.

Ainda nessa área de conhecimento, o instrutor da Cetre Jorge Vargas esteve no dia 7 de novembro na Associação Paulista de Medicina Regional de Guarulhos, na Grande São Paulo, durante o Congresso Beneficente de Radiologia, dando uma palestra sobre Radiografia Industrial, para 150 pessoas. “A importância de participarmos de um evento como esse é levar informações sobre uma área pouco conhecida pelos estudantes de medicina, inclusive apresentando a grande demanda do mercado por esses profissionais”, explica Jorge.

 
 
 
 
 

Novos cursos em 2010

 

Aluno

Para suprir a demanda do mercado e a grande procura de profissionais interessados em se atualizar, a Cetre no 1º semestre de 2010 terá dois novos cursos de controle dimensional. Um na área de máquinas e outro com ênfase em mecânica. Esses cursos seguirão a linha de atuação da Cetre que é a formação profissional na área de inspeção, ajudando

 

assim a melhorar a qualidade equipamentos e obras das empresas em geral.

No segundo trimestre de 2010 está previsto o lançamento do curso de inspetor de elétrica. Já na área de saneamento, a Cetre também está estudando a possibilidade de implantar cursos que atendam a demanda de profissionais e um cronograma também será elaborado para o próximo ano.

Hoje a Cetre oferece 14 cursos e todos continuam na grade de 2010. Eles são mensais e o mais longo tem duração de 200 horas, sendo que todos seguem a carga horária padrão, exigida por uma norma nacional. Cada curso atende 18 alunos garantindo assim um aprendizado diferenciado. Os novos cursos estão previstos porque a Cetre ampliou suas instalações em 2010 e hoje tem novos laboratórios, equipamentos modernos para aulas práticas e estrutura de ponta para esse atendimento.

 
 

Cetre marcou presença na Santos of Shore

Aluno

Os cursos ministrados pela Cetre foram apresentados ao público de aproximadamente 18 mil pessoas que visitaram a 3ª edição da Offshore Oil & Gas Expo and Conference, de 20 a 23 de

 

outubro, em Santos, litoral de São Paulo. A Cetre participou em conjunto com a Abendi e em seu estande foram fornecidas informações sobre o que é END e a importância da formação profissional para ocupar cargos como o de inspetor de dutos e inspetor de soldagem, por exemplo. O evento aproveitou o momento dos investimentos voltados para a Bacia de Santos para se consolidar como o maior do setor de petróleo e gás do Estado de São Paulo, além de se tornar a terceira maior do segmento no Brasil. O público também conferiu as novidades em máquinas, equipamentos e outros insumos utilizados pela indústria petrolífera.

 

Dica de Qualificação

Não tenha vergonha em consultar os procedimentos

Aluno

Como a área de dutos é bastante técnica e cheia de “pegadinhas”, para quem está iniciando na profissão, principalmente, a dica é ler os procedimentos na hora de esclarecer uma dúvida, pois essa atitude evita danos futuros significativos. “A gente brinca que o inspetor de dutos é como um vendedor de livros, pois anda com uma pastinha para tudo que é canto”, brinca Wilson José Visachi, inspetor de dutos e instrutor da Cetre.

 

O profissional faz o curso, tira a qualificação e está apto a trabalhar. A consulta de procedimentos é uma complementação ao profissional capacitado para a função, pois são muitos os detalhes de cada etapa na hora de implantação de dutos. “Quando ele adquire prática, essa leitura se torna desnecessária, na maioria das vezes, mas mesmo assim, em situações fora da rotina, a leitura pode ser necessária e é comum ser necessária”, completa Wilson.
 
Por exemplo, uma das atividades em dutos é o revestimento. O profissional precisa saber que preparação de superfície é necessária para um tipo de revestimento. Lixamento manual? Com escova rotativa? Ou ainda jateamento. “Como são várias opções, a leitura do procedimento é fundamental e ainda indica quantos milimetros são necessários para aplicação sobre revestimento original para a aplicação. Lido uma vez, em outra obra, em outra ocasião, o profissional vai saber como atuar.”

 
 
 

Carreira

Mercado profissional em alta para inspetor de dutos

Soldagem

Pouco conhecida, mas com grande potencial, a área de inspetor de dutos vem crescendo de forma significativa. Hoje as empresas preferem um profissional que tenha a qualificação em soldagem e também em dutos, pois assim uma só pessoa pode realizar duas funções. E quem possui as duas qualificações sai na frente, pois a remuneração é superior, podendo chegar a R$ 11 mil, diferente da média de salário R$ 6 mil de um profissional apenas com qualificação na área de inspetor de dutos.

Quem escolhe essa carreira pode atuar na construção e montagem de oleodutos e gasodutos ou reabilitação de dutos já existentes, diretamente em obras das companhias estaduais de gás, de minério e alcoolduto. O inspetor de dutos Alexsandro Silva Gomes, de 27 anos, está qualificado há um ano e hoje faz um curso de ultrassom na

 

Cetre como atualização profissional. “É necessário dar um up grade na carreira e estar sempre estudando, pois é uma área promissora e que exige muito conhecimento dos detalhes e implantação de dutos”, conta.
 
É uma área promissora e o mercado não comporta o número de profissionais necessários. Faltam hoje, pelo menos, 50% dos profissionais qualificados que as empresas precisam para atuar nesse segmento. O inspetor de dutos é fundamental para a área de acompanhamento da construção do oleoduto ou gaseoduto, pois ele fica entre o cliente e o fornecedor. “Ele é os olhos do cliente no campo. É um profissional qualificado, contratado pela prestadora de serviço. O que o inspetor fala, o cliente assina embaixo, pois ele verifica se a empresa contratada está executando conforme as normas e parâmetros nacionais.
 
Para trabalhar como inspetor de dutos é necessário ter o mínimo de seis meses de experiência em alguma área afim, por exemplo, na área de construção em montagem de dutos terrestres e seus complementos. Quem tem interesse, pode realizar o curso da Cetre de inspetor de dutos que começa em 14 de dezembro, em São Paulo. Para inscrições e mais informações, acesso o site www.cetre.com.br.

     

Canal aberto

Esse espaço é para você, leitor, tirar qualquer dúvida com os profissionais da Cetre. Entre em contato através do e-mail jornalismo@cetre.com.br

Marcio Antonio Salvador Alves - Trabalho no setor de almoxarifado em uma obra da Petrobras e pretendo fazer o curso de Inspeção em Solda no próximo ano. É exigido algum conhecimento da área para poder realizar esse curso? E para a qualificação?

José Roberto Miranda Garcia, instrutor da Cetre - Os conhecimentos da área você irá adquirir no curso e durante a sua vida profissional para que tenha um bom desempenho. Para a realização do curso não é exigido conhecimento específico da área. Já na qualificação é necessário comprovar experiência de até 24 meses para poder entrar com a documentação para quem tem Ensino Médio.

 
 
 
Assine nosso Boletim
 

Cetre do Brasil Todos os direitos reservados @
Sede: Rua Padre Machado, 404 - próximo ao metrô Santa Cruz - São Paulo
Filial: Rua Humaitá, 424 - Jardim Humatá - Unidade Taubaté - SP
Filial: Rua Conselheiro Dantas, 08 - Ed. Paraguaçu 10º andar -Bairro do Comércio - Unidade Salvador - BA
Tel: (11) 2188-1750 | (11) 5575-2225 ou 0800-14-5556
Site: www.cetre.com.br | E-mail: cetre@cetre.com.br