Boletim Digital Cetre - 19a Edição
Notícias

Parte presencial do curso de EAD Radioproteção será mantida

Com a tradição e experiência na preparação de supervisores em radioproteção, a Cetre é uma escola reconhecida no mercado industrial com aprovação de mais de mil profissionais nos exames da Comissão Nacional e Energia Nuclear (CNEN).
Como todo esse conhecimento, um curso diferenciado está disponível pela Cetre, o Supervisor de Radioproteção – Presencial e Online, com a praticidade do aluno poder estudar o horário e onde quiser e com aulas presenciais pré programadas. Os professores, nesse novo formato de curso, farão o monitoramento da participação nos módulos on-line e presencial.
Os alunos participam das aulas presenciais que têm 20 horas por módulo, na sede da Cetre, em São Paulo, para esclarecimentos de dúvidas, consolidação de matérias, exercícios e provas simuladas aos exames da CNEN, além da avaliação final. O conteúdo é o mesmo do curso regular. (exclui o preço, pois no final não houve alteração).
São quatro módulos, provas de auto avaliação por módulo e uma prova final na conclusão de cada módulo para avaliar se o aluno está apto ou não para seguir o curso. O material didático é on-line e inclui vídeo, slide-show com animação, textos, locução e histórico de dúvidas. Mais informações pelo site
www.cetre.com.br/radioprotecao

Representantes da Magnaflux no Brasil visitam sede da Cetre em São Paulo
O gerente da unidade de negócios do Brasil da Magnaflux (empresa de produtos e equipamentos de END), Clayton Oliveira, e o gerente do departamento de marketing, Pedro Paiva, estiveram em visita à matriz da Cetre em São Paulo. As empresas - Cetre e Magnaflux -, em função desta visita, reafirmaram a parceria, onde a Cetre receberá os produtos de LP e PM da Magnaflux para as aulas práticas e em contrapartida abre suas portas para divulgação da empresa.
ão em estudo como a ideia da Magnaflux patrocinar o kit que o aluno da Cetre recebe a se inscrever em qualquer um dos cursos. O kit do aluno contém maleta, apostilas, caneta, borracha, régua e lapiseira. Para o ano de 2011, a Cetre estuda a possibilidade de firmar parcerias e patrocínios também com outras empresas.

Mercado
Falta de mão de obra qualificada é problema no mercado de construção
A falta de mão de obra qualificada é o principal problema da construção civil do país, segundo sondagem feita pela Confederação Nacional Indústria (CNI) com 375 empresas do setor. Segundo o levantamento, 68,4% dos empresários do ramo apontam a dificuldade em contratar empregados aptos a trabalhar em obras como um dos três maiores entraves da atividade.
Nas grandes empresas, o problema é mais crítico. No levantamento da CNI, realizado entre os dias 3 e 20 janeiro, 85,4% das empresas consultadas apontaram a falta trabalhadores qualificados como um de seus principais problemas. Entre as pequenas, 61,5% dos empresários ouvidos reclamaram da falta de mão de obra qualificada.
Esses dados se referem aos três últimos meses do ano passado. De acordo com o gerente executivo da Unidade de Pesquisas da CNI, Renato da Fonseca, a escassez de mão de obra é causada pelo crescimento acelerado do setor da construção combinado com a pequena capacidade de formação de profissionais para a atividade.
Fonte: Agência Brasil

Dica de Qualificação
Uma das maneiras de tirar a certificação para atuar no mercado de END é pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Pessoal em Ensaios Não Destrutivos - SNQC/END - que exige alguns requisitos como escolaridade, treinamento, experiência profissional e aptidão física.

Mas o profissional precisa estar atento porque as regras são muitas e qualquer uma delas descumprida emperra o processo que pode demorar o dobro de tempo. O primeiro passo é enviar a documentação para a Secretaria do Bureau de Certificação (BC), via correio. Os documentos devem ser preenchidos e assinados. São eles: FM-003, formulário de solicitação de exames e FM-005, formulário de acuidade visual.
Devem ser mandadas também as cópias do certificado de escolaridade; RG, CPF, credenciamento CNEN; certificado de conclusão do Curso/Treinamento da Cetre; experiência profissional - cópia da carteira profissional comprovando vínculo empregatício e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ, especificando as atividades desenvolvidas para o método solicitado.
Se for autônomo, cópia do contrato ou do RPA com recolhimento comprovado do INSS e a declaração em papel timbrado e quem tiver empresa própria deve enviar cópia do contrato social da empresa e declaração também em papel timbrado. E duas fotos 3 X 4.
Após o envio e aprovação da documentação acima, o Bureau de Certificação enviará boleto bancário para o pagamento do exame. Depois do pagamento, será encaminhada para o CEQ a solicitação do exame e após agendamento, a Abendi enviará um comunicado por escrito informando a data para realização.

O profissional realiza prova teórica e prática conforme a norma NA-001 e a Instrução Geral IT-114. É importante antes da realização do exame o profissional verificar a última revisão do documento, por meio do site http://www.abende.org.br/down2/exame_n1e2.pdf.

Vale destacar o trabalho que o Serviço de Apoio ao Aluno da Cetre realiza no encaminhamento da documentação dos alunos que realizam o retreinamento, como forma de acompanhar a certificação e dar apoio ao que for necessário para que alcance resultados positivos nos exames de qualificação.

Próximos Cursos
Inspetor de Soldagem
09/03 - N1 - Noturno - Salvador
09/03 - N1 - Noturno - Taubaté
Líquido Penetrante
09/03 - N2 - Noturno - São Paulo
Controle Dimensional
01/03 - Caldeiraria e Tubulação - N2 - Noturno - São Paulo
Você Fala
Tem uma opinião sobre a Cetre? Mande para nós por e-mail jornalismo@cetre.com.br
Canal Aberto
Esse espaço é para você, leitor, tirar qualquer dúvida com os profissionais da Cetre. Entre em contato através do e-mail jornalismo@cetre.com.br e forneça seu nome e profissão ao elaborar a sua pergunta.

Henrique VilelaGostaria de saber se devo primeiramente concluir um curso de nível superior, por exemplo, física ou mecânica antes de ingressar na área de radioproteção industrial?

José Roberto, instrutor da Cetre – Sim, é necessário possuir diploma de nível superior nas áreas de exatas, biológicas ou de tecnologia, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A Cetre possui o curso de Radioproteção e Radiografia Industrial. Em radiografia industrial não é necessário ter curso superior. Mas é recomendável que o participante tenha alguma experiência na área industrial e formação no ensino médio, porém a comprovação da escolaridade não é um pré-requisito para o candidato participar do curso. Para mais informações www.cetre.com.br.

Certificações
Apoio ao Aluno
O aluno CETRE recebe todo o suporte necessário para um bom ingresso no Mercado de Trabalho, com o nosso Atendimento ao Aluno e Ex-Aluno. Saiba mais
Cetre do Brasil Todos os direitos reservados @
Sede: Rua Padre Machado, 404 - próximo ao metrô Santa Cruz - São Paulo
Filial Taubaté: Rua Humaitá, 424 - Jardim Humatá - SP
Filial Santos: Rua da Constituição, 599 - Vila Matias - SP
Filial Salvador: Rua Conselheiro Dantas, 08 - Ed. Paraguaçu 10º andar - Bairro do Comércio - BA
Tel: (11) 2188-1750 | (11) 5575-2225 ou 0800-14-5556
Site: www.cetre.com.br | E-mail: cetre@cetre.com.br