|Cetre oferece retreinamento para ex-alunos |
 Os cursos de retreinamento da Cetre são específicos para cada técnica. Normalmente para parte teórica é dada uma carga horária de oito horas em dois dias e a parte prática, dependendo a técnica, em média de um a três dias de curso.
 "Consideramos de suma importância a realização de retreinamento próximo a prova de qualificação, visando eliminar dúvidas e esclarecimentos que possam ser importantes. Estamos montando uma grade de turmas para os interessados ao término dos cursos em andamento e um “intensivão” antes do exame teórico na Cetre”, explica Wendel Lazko, supervisor de vendas da Cetre.
 Visando valorizar os alunos e incentivar o estudo na proximidade da prova, para aumentar as chances de qualificação, a Cetre oferece os cursos de retreinamento com exames teóricos agendados. Seguir este procedimento é necessário para elaboração de uma agenda com grupos específicos de retreinamento.


| NOTÍCIA|
A carreira de inspetor de dutos
O mercado de óleo e gás é um grande empregador de mão de obra qualificada e muitos projetos estão em andamento elaborados por causa do pré-sal. Por isso, as oportunidades para inspetor de dutos estão crescendo e a carreira nunca foi tão procurada como agora. Quem escolhe essa carreira pode atuar na construção e montagem de oleodutos e gasodutos ou reabilitação de dutos já existentes, diretamente em obras das companhias estaduais de gás, de minério e alcoolduto.
 Hoje falta cerca de 50% de mão de obra qualificada nesse segmento da indústria do petróleo e o salário é bem atrativo, girando em torno de R$6 mil a R$ 8 mil. Para trabalhar como inspetor de dutos é necessário ter o mínimo de seis meses de experiência em alguma área afim, por exemplo, na área de construção em montagem de dutos terrestres e seus complementos.
Quem tem interesse pela área pode realizar os cursos da Cetre nas unidades de São Paulo, Santos e Salvador. Para inscrições e mais informações, acesso o site www.cetre.com.br. As turmas são formadas com 18 alunos cada.

| DICA TÉCNICA|
O profissional que sabe o procedimento na “ponta da língua” sai na frente, segundo o engenheiro e instrutor da Cetre José Roberto, elaborador do curso de estanqueidade. “No dia a dia ele vai usar o que aprendeu no curso e quando o profissional coloca em prática sem dificuldade os ensinamentos, com certeza ele ganha espaço profissional, ainda mais em uma área onde  a carência de pessoal qualificado é grande”, explica.
“O profissional não pode esquecer que depende dele a qualidade do trabalho e este tem que se especializar sempre, cuidar da ética e seu profissionalismo”, completa.


| CARREIRA |
Inspetor de estanquiedade
O profissional de END necessita de especialização em outras técnicas, e a técnica de estanqueidade está carente de profissionais, que são muito requisitados em paradas de manutenção de petroquímicas e plantas de refinaria, para inspeção em tanques de armazenamento e tubulações. O profissional desenvolve atividades junto a qualquer planta de inspeção sendo que estanqueidade detecta vazamentos em diversos equipamentos.
Outra maneira de se destacar na carreira é ter atenção nas atividades desenvolvidas. “O profissional de END em geral precisa ter em mente, que por ser uma área muito técnica, que qualquer acidente pode causar proporções irremediáveis.”


| QUALIFICAÇÃO|
Como requisito de experiência profissional, é necessário comprovar três meses de experiência quem tem curso técnico em metalurgia ou mecânica. Ou seis meses de experiência quem tem ensino médio e dois anos quem tem ensino fundamental.
A qualificação de pessoal nessa área obedece à norma Petrobras N-1590 - Qualificação de Pessoal em END. A prova de qualificação em Teste de Estanqueidade consta somente de parte prática e pode ser solicitada através da Abende, no link http://www.abende.org.br/
certific_petro_insp_end.php?w=1440&h=900

Outras informações no site da Petrobras http://www2.petrobras.com.br/CanalFornecedor
/portugues/requisitocontratacao/
requisito_qualifrealizadasSEQUI.asp

 

 

 

 

 

 

 

 

|Calendário de Cursos|
06/12 -
Inspetor de Solda – São Paulo e Taubaté

06/12 -
Líquido Penetrante N2 - Taubaté, São Paulo e Santos

06/12 -
Partículas Magnéticas N2 – São Paulo

06/12 -
Ultrassom N2 – Santos

13/12 -
Inspetor de Dutos terrestres – São Paulo

13/12 -
Inspetor de Soldagem – São Paulo

Mais informações www.cetre.com.br.
.......................................

| MERCADO |

Petrobras descobre
petróleo em Angola


A Petrobras descobriu petróleo no poço Cabaça Sudeste-2, perfurado para a delimitação da recente descoberta de petróleo no Bloco 15/06, no litoral de Angola. O poço está localizado a cerca de 100 quilômetros da costa, com profundidade de água de 470 metros.
Avaliações iniciais indicam a existência de petróleo de alta qualidade, com densidade de 34º API, com vazão de aproximadamente sete mil barris por dia. A produtividade ficou restrita à capacidade limitada das instalações de superfície.
Fonte: Petrobras.

 

 



| VOCÊ FALA|

Tem uma opinião sobre a Cetre? Mande para nós por e-mail
jornalismo@cetre.com.br

Técnico Fernando Costa Crivoi e engenheiro Alessandro Francelino Nogueira da IdealKlima – Engenharia Térmica e Inspeção (www.idealklima.com.br).

“Queremos expressar nossos agradecimentos a CETRE pelo curso realizado em Ultrassom N2 em julho de 2010. Fomos muito bem recebidos e tivemos um ótimo tratamento durante o curso. A infra-estrutura da escola é excelente com salas amplas e bem arejadas, higiene nas demais dependências e equipamentos utilizados nos ensaios novos e modernos. Não poderíamos deixar de destacar o material didático, que graças a ele e às explicações do instrutor Renato Bulhões tivemos um excelente aprendizado. Concluímos o curso com a certeza de seguir adiante nesse fascinante trabalho e por conta disso já estamos em processo de qualificação pela Abendi e adquirimos o nosso primeiro equipamento de Ultrassom e também o registro do domínio www.ultrassom.eng.br para a divulgação da nossa empresa  IdealKlima – Engenharia Térmica e Inspeção.
Nós da IdealKlima agrademos a oportunidade e já estamos planejando
realizar em breve novos cursos, claro, na CETRE.
 Muito obrigado!”


 


| CANAL ABERTO|

Esse espaço é para você, leitor, tirar qualquer dúvida com os profissionais da Cetre. Entre em contato através do e-mail jornalismo@cetre.com.br e forneça seu nome e profissão ao elaborar a sua pergunta.

João Carlos -Sou soldador e fiz o curso de Inspetor de Soldagem na Cetre. Gostaria de saber se com esse curso posso pedir a qualificação em EVS. E preciso ter quanto tempo de experiência profissional?

José Roberto, engenheiro e instrutor da Cetre –A Cetre ministra o curso de inspetor de solda e nas matérias dadas durante o curso existe uma parte que trata de EVS. Mas para pedir a qualificação é necessário um retreinamento para aprofundar os conhecimentos em EVS que serão pedidos pelo bureau de certificação. O tempo de experiência pedido é de um  ano na área de soldagem comprovado através de carteira profissional ou contrato de trabalho.

| DICA DE ESTUDO|
Conhecimento é cumulativo. Não é algo que conseguimos de um dia para o outro. Vamos construindo, então é importante estudar diariamente, ao longo de um período e não apenas às vésperas de uma prova.
Leticia Bechara, coordenadora da Trevisan Escola de Negócios, acredita que uma maneira eficiente de estudar é ensinar para alguém aquela matéria. Quando estamos aptos para ensinar, significa que absorvemos o conteúdo de verdade. "Aprendizagem depende de repetição e prática. Utilizar diversas formas de assimilar o conteúdo, relacionando com a prática, utilizando músicas, desenhos e outros recursos da memória é uma forma eficiente para que o cérebro registre em diferentes partes aquele conteúdo."
O interessante é fazer pequenos intervalos e buscar associar o aprendizado com coisas da realidade, fica mais fácil para o cérebro buscar essas referências após algum tempo.


Certificações Cetre

| VAGAS DE INSPEÇÃO|

| NOVO CURSO|
Programa técnico especializado para desenvolvimento profissional do Aluno Cetre
Clique aqui para as vagas disponíveis
A CETRE está com inscrições abertas para sua nova unidade em Santos para treinamentos em Líquidos Penetrantes, Ultrassom, e Inspetor de Soldagem. Clique aqui e faça sua inscrição

Cetre do Brasil Todos os direitos reservados @
Sede: Rua Padre Machado, 404 - próximo ao metrô Santa Cruz - São Paulo
Filial: Rua Humaitá, 424 - Jardim Humatá - Unidade Taubaté - SP
Filial: Rua Conselheiro Dantas, 08 - Ed. Paraguaçu 10º andar -Bairro do Comércio - Unidade Salvador - BA
Tel: (11) 2188-1750 | (11) 5575-2225 ou 0800-14-5556
Site: www.cetre.com.br | E-mail: cetre@cetre.com.br