|Curso de Nivelamento Nível 1 e 2 |
A Abendi dará um curso gratuito de Nivelamento on-line Nível 1 e 2 para os alunos que se inscreverem no curso de END da Cetre a partir de 4 de outubro. A ideia nasceu da preocupação da Abendi em capacitar o profissional iniciante, que não possui conhecimentos básicos da área de END e que vem de outras áreas.
"A Cetre apoia a iniciativa de cursos de nivelamento da Abendi, pois é um benefício a mais aos nossos alunos, que junto ao curso da CETRE terão suporte on-line de nivelamento nível 1 e 2 do ensino a distância da Abendi", diz Marco Pisanelli, gerente da Cetre.
O Curso de Nivelamento Nível 1 e 2 on-line aborda a introdução aos métodos de END, processos de fabricação, sistema nacional de qualificação - SNQC, desenho técnico, conceitos de matemática, segurança industrial, vasos de pressão, entre outros.
Entre os benefícios, o curso conta com material especial, elaborado por profissionais para facilitar o seu aprendizado sem ter de sair do conforto de sua casa e, o mais importante de tudo, usando suas horas vagas para aprender.
O curso será gratuito não só para alunos da Cetre que se matricularem a partir de 4 de outubro mas para todos os alunos que fizerem cursos de END nas OTR's (Organismos de Treinamento) reconhecidas pela Abendi.

 

| DICA DE QUALIFICAÇÃO|
O inspetor de soldagem deve ter treinamento e experiência profissional, requisitos obrigatórios. Também será pedido teste de acuidade visual, termo de compromisso e ética, taxa de pagamento, além de documentos pessoais e comprovante de escolaridade. “O filtro é rígido, pois a prova de qualificação exige estudo e experiência profissional. Não é só fazer um curso e fazer a prova. Você tem que fazer estágio em uma empresa, que vai te dar experiência. Depois de comprovada essa experiência, você pode fazer a prova de qualificação e se tornar um inspetor de soldagem”, explica o engenheiro José Roberto, da Cetre.
A Cetre tem o treinamento e é uma das escolas reconhecidas pela Abendi. Durante o treinamento, o profissional aprende parte teórica e prática e sai com mais conhecimento para competir no mercado de trabalho.
Todo o processo de qualificação pode demorar até um ano devido demanda de pessoal. Para aprovação o profissional deve obter a nota mínima sete nas provas teóricas e nota mínima oito no exame prático. O profissional terá que manter a qualificação a cada trinta meses. Ele deverá encaminhar documentos que comprovem que esteve trabalhando durante esse período.

 

| DICA TÉCNICA|
Intere-se sobre metalurgia de soldagem
O profissional de inspetor de soldagem necessita ter conhecimento de metalurgia da soldagem, que pode ser adquirida por meio de leituras e do aprofundamento do material dado durante curso da Cetre.
A metalurgia da soldagem no curso de inspetor de soldagem é uma das matérias mais empolgantes, pois o aluno aprende as ligações atômicas e a soldabilidade entre os materiais, que envolve princípios físicos e químicos que estão ali se interagindo.
O inspetor necessita saber destes princípios para evitar problemas como trincas por hidrogênio ou por fadiga que podem levar o equipamento ao colapso e causar um acidente de grande mote.
"Por isso, o inspetor de solda deve seguir os procedimentos de soldagem e acompanhar o soldador para que este cumpra o determinado exatamente como deve ser para não ocorrer falhas futuras.", explica o engenheiro da Cetre José Roberto.

 

 

 

 

 

 

 

 

04/10 - Ultrassom Medição de Espessura - São Paulo
04/10 - Ensaio Visual e Dimensional de Soldas - São Paulo
04/10 - Líquidos Penetrantes - Salvador e Santos
13/10 - Ultrassom Medição de Espessura - São Paulo, Taubaté
13/10 - Ultrassom - São Paulo, Taubaté
13/10 - Caldeiraria e Tubulações - São Paulo
13/10 - Líquidos Penetrantes - São Paulo
13/10 - Ensaio Visual Dimensional - Santos

Mais informações www.cetre.com.br
.......................................


| MERCADO |

Petrobras pretende contratar 6 mil até 2013
Diante do desafio de explorar a camada do pré-sal, a Petrobras anunciou que pretende contratar, por meio de concursos públicos, 6 mil funcionários até 2013. O primeiro concurso deve ser lançado até março de 2011. Até dezembro deste ano, a Petrobras deve nomear 1,5 mil aprovados nas seleções de 2009 e de 2010. Além de atender as novas demandas da estatal, o reforço vai repor os cargos abertos por aposentadorias e demissões. Com as medidas, a previsão é que o número de funcionários efetivos na empresa, sem contar as subsidiárias, passe dos atuais 56.207 para 64.605. As oportunidades serão para todas as unidades brasileiras.
Entre as áreas carentes, estão engenharia, geologia e geofísica. Quem tem nível intermediário poderá disputar os cargos de técnico de operação e manutenção, entre outros.
Fonte: Correio Braziliense.

| NOTÍCIA|
Cetre participa da Santos off Shore 2010
Os cursos ministrados pela Cetre serão apresentados ao público - de aproximadamente 18 mil pessoas - que deve visitar a 4ª edição da Offshore Oil & Gas Expo and Conference, de 19 a 22 de outubro, das 14h às 21h, em Santos, litoral de São Paulo.
A feira traz como novidade um catálogo virtual: uma ferramenta eletrônica que permite aos expositores cadastrarem seus produtos e serviços, que ficarão disponíveis na internet, abrindo a oportunidade da realização de negócios. O público também poderá conferir as novidades em máquinas, equipamentos e outros insumos utilizados pela indústria petrolífera.


| CARREIRA |

Uma opção com mercado de trabalho aquecido é a de inspetor de soldagem. O conhecimento teórico é o diferencial para se destacar. O profissional pode atuar em metalúrgicas, segmento automobilístico, estatais de petróleo, setor petroquímico e na indústria naval que é um grande filão do mercado.
O controle da qualidade em tudo que envolve a soldagem desde o recebimento de materiais consumíveis e metais de base até o produto final é um ponto importante que todo inspetor deve realizar, sempre tendo conhecimento técnico e teórico para aprovar ou não um trabalho.
O curso de Inspetor de Soldagem da Cetre é muito conhecido, principalmente porque investe em aulas práticas. Por ano, a Cetre treina cerca de 600 inspetores de soldagem. "Nosso certificado é muito aceito nas empresas, elas confiam. Para o nosso aluno, esse é um ponto positivo", finaliza José Roberto.

 

| CANAL ABERTO|
Esse espaço é para você, leitor, tirar qualquer dúvida com os profissionais da Cetre. Entre em contato através do e-mail jornalismo@cetre.com.br e forneça seu nome e profissão ao elaborar a sua pergunta.

Jimmy Nóbrega, estudante de engenharia civil - Gostaria de saber em que área é necessária experiência para entrar com pedido de certificação para inspetor de ultrassom.

José Roberto, engenheiro da Cetre Em primeiro lugar é necessário o treinamento, que aqui na Cetre oferecemos. Sobre experiência profissional, é necessário trabalhar em um período de um ano como inspetor ou como auxiliar de inspeção para completar a exigência da certificação.

Certificações Cetre

| VAGAS DE INSPEÇÃO|

| NOVO CURSO|
Programa técnico especializado para desenvolvimento profissional do Aluno Cetre
Clique aqui para as vagas disponíveis
A CETRE está com inscrições abertas para sua nova unidade em Santos para treinamentos em Líquidos Penetrantes, Ultrassom, e Inspetor de Soldagem. Clique aqui e faça sua inscrição

Cetre do Brasil Todos os direitos reservados @
Sede: Rua Padre Machado, 404 - próximo ao metrô Santa Cruz - São Paulo
Filial: Rua Humaitá, 424 - Jardim Humatá - Unidade Taubaté - SP
Filial: Rua Conselheiro Dantas, 08 - Ed. Paraguaçu 10º andar -Bairro do Comércio - Unidade Salvador - BA
Filial: Rua da Constituição, 599 - Vila Matias - Unidade Santos - SP
Tel: (11) 2188-1750 | (11) 5575-2225 ou 0800-14-5556
Site: www.cetre.com.br | E-mail: cetre@cetre.com.br