| Cetre participa do Conaend 2010 |

A 28ª edição do CONAEND&IEV aconteceu em Santos, nos dias 22 a 25 de junho de 2010, e destacou as principais aplicações e tecnologias dos ENDs, Condições de Monitoramento e Controle da Qualidade em diferentes setores industriais, sobretudo na área Nuclear, Naval, Aeronáutico, Automotivo, Siderúrgico, Elétrico e de Óleo&Gás.
Considerado um dos mais tradicionais eventos da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), o CONAEND é realizado paralelamente a 14ª Conferencia Internacional sobre Evaluación de Integridad y Extensión de Vida de Equipos Industriales – IEV promovido pelo PROMAI desde 1993, e que trás discussões sobre integridade de equipamentos, gerência, confiabilidade de produto, equipamentos elétricos, mecânicos, mecânica da fratura e outros.
“Participamos de congressos na área de END desde a nossa fundação, em 1993. A Cetre é uma das poucas empresas que está presente no evento todos os anos, tanto pela parceria com a Abendi como pela oportunidade de estreitar relacionamentos com nosso público. O congresso nos ajudou na divulgação da nossa nova filial em Santos, um importante e estratégico pólo industrial”, diz Waldomiro Figueiredo, diretor da Cetre.
O estande da Cetre foi interativo. Vários colaboradores da empresa, da área comercial e do atendimento, esclareceram dúvidas e deram informações sobre os cursos disponíveis em todas as unidades, ressaltando a programação e potencialidades do mercado de END, dando ênfase para as oportunidades da cidade de Santos. Além de prestar esclarecimentos para alunos e ex-alunos por meio do Serviço de Atendimento ao Aluno. Os interessados tiveram a oportunidade de assinar o boletim eletrônico de notícias da Cetre, que a cada 15 dias traz novidades das unidades, como cursos, eventos e acontecimentos em geral, além de informações sobre o mercado, carreira e qualificação.
A equipe comercial distribuiu brindes e deu descontos especiais para todos os visitantes do estande que reservarem vagas em algum dos cursos disponíveis na nova regional Santos.

Unidade Santos

Um dos destaques da Cetre para a unidade Santos é o curso de controle dimensional em máquinas que foca principalmente a medição referente à instalação e o assentamento de máquinas e equipamentos em suas bases de trabalho. O inspetor de montagem de máquinas deve saber como proceder numa calibração de relógio comparador, ter conhecimentos seguros sobre avaliação de tolerâncias de trabalho e isto tudo é ab ordado no programa do mesmo.
O público alvo são os profissionais com experiência na área de mecânica industrial e de precisão, bem como na de manutenção e conservação de equipamentos. Ele poderá atuar tanto na área industrial como em áreas onde se estejam realizando instalação de máquinas e equipamentos de produção, tais como bombas, torres, tanques, reatores, trocadores de calor, compressores, motores, turbinas, condensadores e etc.
O curso terá o tempo mínimo de 140 horas. A filial é operacional e responde à matriz, que fica em São Paulo. Por isso, as inscrições para os cursos devem ser feitas pelo telefone geral da Cetre, 11.5575.2225. Inicialmente, a unidade Santos da Cetre funcionará de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h e aos sábados, das 8h às 17h. A Cetre Santos fica na Rua da Constituição, número 599.
Com essa quarta unidade, a Cetre amplia sua participação no mercado e facilita a qualificação dos profissionais da região que não precisam mais vir para São Paulo na hora de se especializar. Na cidade de Santos, a unidade da Cetre fica no bairro da Vila Mathias, com localização central e de fácil acesso.
Todos os cursos são noturnos e eventualmente alguns cursos terão período integral. A unidade de Santos oferece também os cursos de Ultrassom, LP (Líquido Penetrante), Inspetor de Soldas e Inspetor de Dutos, além de Inspetor Dimensional em três modalidades (caldeiraria e tubulação; máquinas e mecânica). Cada treinamento manterá o valor de mercado, aplicado nas outras unidades.

     

12/07Ultrassom Medição de Espessura, Ultrassom N1 e N2 - São Paulo/Salvador
12/07– Líquido Penetrante N2 - Santos
12/07-Calderaria e Tubulação - Diurno - São Paulo
12/07- Inspetor de Soldagem - Diurno - Sao Paulo
12/07- Inspetor de Dutos - São Paulo
19/07- Ultrassom Medição de Espessura, N1 e N2 - Santos
19/07- Inspetor de Soldagem - Bahia/São Paulo/Taubaté
19/07 - Caldeiraria e Tubulação - Bahia
19/07 - Líquidos Penetrantes - São Paulo
19/07 - Partículas Magnéticas - São Paulo/Taubaté
19/07 - Ensaio Radiográfico - São Paulo
19/07 - Teste por Pontos - São Paulo
26/07- Inspetor de Soldagem - Santos
26/07- Inspetor de Dutos - Bahia/São Paulo
26/07- Supervisor de Radioproteção (Módulo I) - São Paulo
27/07- Detecção de Vazamento - São Paulo
28/07- Detecção de Vazamento - São Paulo

....................................................
| MERCADO |
Rússia realiza 10ª Conferência Européia de END

Representantes de pelo menos 47 países europeus estiveram na 10ª edição da Conferência Européia de END, em Moscou, na Rússia, no início de junho. O evento é organizado pela Associação Russa de END e Diagnósticos e conta com o apoio da European Federation for NDT- EFNDT. Em paralelo a conferencia, foi realizada uma Exposição Técnica de Equipamentos, Produtos e Serviços de END.
Na abertura da conferência foram apresentadas palestras sobre Radiografia Digital e Termografia, e participaram da mesa o professor Vladimir Kluyev, Presidente da Russian Society, Vera Kristel, Presidente da EFNDT e Mike Farley, Chairman do ICNDT.
O Brasil esteve presente com uma grande delegação no evento, incluindo o diretor executivo da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), João Conte. A participação brasileira vem se destacando em diversos eventos internacionais ao longo dos últimos anos, alcançando plena repercussão mundial, contribuindo de forma decisiva para a difusão da tecnologia nacional. Mais informações sobre o evento no site www.ecndt2010.ru/

....................................................

CETRE no encontro de END e Inspeção de Natal
A Cetre participa, no dia 29 de julho, do 8º Encontro Regional de END e Inspeção, que será sediado no CTGAS - Centro de Tecnologia do Gás, apoiador do evento, em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento é organizado pela Abendi com o intuito de levar informações, tecnologias e experiências práticas a todos os estados brasileiros.
Nesta edição, o encontro será no Rio Grande do Norte, devido a sua principal atividade econômica, a extração e o processamento de petróleo, que torna o estado potiguar um dos maiores produtores em terra do Brasil e abastecedores de gás do Nordeste.
Durante a ocasião serão apresentados trabalhos técnicos, pesquisas, fotos e informações sobre aplicação dos END, desenvolvimento de novos ensaios, novas técnicas não convencionais de inspeção, uso da informática em END e no gerenciamento da inspeção, sistemas especializados para END e para a garantia da qualidade, formação, treinamento e qualificação, além de outros assuntos relacionados à área. Mais informações: www.abendi.org.br/
FrmEventoMan.php?evt_codigo=386


| CARREIRA |
Carreira de END é profissão promissora


Quem está pensando em fazer um curso técnico para iniciar ou aprimorar a carreira profissional, optar pela área de END é uma escolha interessante. Hoje o governo brasileiro está investindo pelo menos US$ 200 bilhões em obras como oleodutos, plataformas de petróleo, reformas e ampliação de refinarias, onde é fundamental a atuação do profissional de END. Mas, infelizmente, faltam profissionais qualificados para atuar no setor. “Nosso País enfrenta gargalos por falta de técnicos especializados para trabalhar. Faltam inspetores de END, soldagem, dutos, dimensional e outros. Uma preocupação nossa é de que com a falta desses profissionais especializados as empresas os procurem fora do Brasil. Por isso, temos o desafio de formar essa mão de obra especializada. Porém, o tempo para a formação demora em torno de dois, três anos. Assim, não temos tempo a perder”, explica Waldomiro Figueiredo, diretor da CETRE.
O profissional qualificado pode atuar em todas as obras na área petroquímica, por exemplo, como inspetor de ultrassom, de radiografia industrial, partículas magnéticas e líquidos penetrantes, entre outras. “O trabalho de inspetor é de total importância, pois é ele que vai detectar e mapear defeitos e descontinuidades em soldas especiais – entre elas trincas, deformações e defeitos em geral.
Para atuar na área com conhecimento e eficiência, o profissional precisa de experiência comprovada, além de realizar um curso técnico para prepará-lo e orientá-lo sobre a prova de qualificação, que dará a ele a certificação necessária para atuar como inspetor. “Seja na área de dutos, soldagem ou ultrassom, por exemplo, o profissonal precisa estar altamente preparado, pois cabe a ele definir detalhes importantes de segurança de uma determinada obra. Por isso, ter conhecimento das características técnicas e conhecer com precisão o material a ser inspecionado é fundamental, e no curso isso é possível, devido as aulas práticas e teóricas”, diz Waldomiro.
E ele dá uma dica: “o momento agora é se especializar. Não adianta começar o treinamento para buscar qualificação quando todas as obras já estiverem em andamento, pois não é rápido para adquirir a experiência necessária e a qualificação. Por isso, o curso é tão importante e sem ele não é permitida a qualificação, por mais experiência que o profissional se tenha na área escolhida.”


Dica de Qualificação
Para se qualificar e se tornar um profissional em END, o profissional terá que primeiramente fazer um curso obrigatório, conforme norma do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Profissionais. Depois disso, deve ser pedida a qualificação na especialidade pretendida para o órgão habilitado para isso. Por exemplo, Abendi para END; FBTS para inspeção de soldagem e dutos terrestres e CNEN para a área de radiografia industrial.
Para o curso de inspetor em qualquer técnica oferecida pela CETRE é necessário realizar os exames teóricos e práticos na área de atuação pretendida. A documentação para a realização da prova inclui comprovante de aprovação no curso, exames médicos, comprovante de escolaridade, pagamento de taxa para realização do exame (valor variável de acordo com o órgão aplicador).
O processo é demorado porque hoje há fila para a realização dos exames, já que aproximadamente 50% dos candidatos não passam na primeira prova e se inscrevem mais de uma vez. O que o aluno não pode deixar de saber é que para passar na prova é necessário estar muito preparado, com as disciplinas do curso bem estudadas, retreinamentos e revisões em dia.  

Dica Técnica
Muito mais que a remuneração, o profissional interessado na área de END precisa gostar do que faz, pois é uma carreira que envolve muita responsabilidade e dedicação. É necessário dominar a teoria para realizar com precisão a prática. Hoje um inspetor de END pode ganhar de R$ 12 mil a R$ 6 mil. Quanto mais capacitado maior a possibilidade de um bom salário e aumento da perspectiva profissional.
“A competência e a remuneração caminham juntas nessa área. E quando fazemos algo que realmente gostamos nos saímos muito melhor do que esperamos e surpreendemos, até a nós mesmos. Então, paixão e dedicação profissional também são fundamentais para a área de END”, acredita Waldomiro Figueiredo, diretor da Cetre.

| CANAL ABERTO|
Esse espaço é para você, leitor, tirar qualquer dúvida com os profissionais da Cetre. Entre em contato através do e-mail jornalismo@cetre.com.br e forneça seu nome e profissão ao elaborar a sua pergunta.

Jorge Alberto, engenheiro florestal - Estou com problemas para me qualificar. Fiz o curso, tenho experiência em obras da Petrobras na área de dutos, mas quando fui entregar a documentação pessoal no FBTS recebi a informação de que não posso me qualificar por causa da minha profissão. Tenho CREA e estou totalmente de acordo com a N2776. Já enviei e-mail ao SEQUI, mas não obtive resposta. Gostaria de saber a quem recorrer.

José Roberto Garcia Miranda, engenheiro e instrutor da CETRE – Para se qualificar é imprescindível ter experiência comprovada na área de END. Para resolver isso é importante realizar trabalhos na área em empresas com espaço para profissionais de END que estão iniciando nessa profissão. A Cetre pode ajudá-lo, pois temos um cadastro de oportunidades profissionais. Entre no site www.cetre.com.br e cadastre seu currículo.

Certificações Cetre

| VAGAS DE INSPEÇÃO|

| NOVO CURSO|
Programa técnico especializado para desenvolvimento profissional do Aluno Cetre
Clique aqui para as vagas disponíveis
A CETRE está com inscrições abertas para sua nova unidade em Santos para treinamentos em Líquidos Penetrantes, Ultrassom, e Inspetor de Soldagem. Clique aqui e faça sua inscrição

Cetre do Brasil Todos os direitos reservados @
Sede: Rua Padre Machado, 404 - próximo ao metrô Santa Cruz - São Paulo
Filial: Rua Humaitá, 424 - Jardim Humatá - Unidade Taubaté - SP
Filial: Rua Conselheiro Dantas, 08 - Ed. Paraguaçu 10º andar -Bairro do Comércio - Unidade Salvador - BA
Tel: (11) 2188-1750 | (11) 5575-2225 ou 0800-14-5556
Site: www.cetre.com.br | E-mail: cetre@cetre.com.br