Manutenção Preditiva - Dica técnica
Qui, 13 de Fevereiro de 2014 11:07

Manutenção Preditiva - Dica técnica

Cetre do Brasil -  Soluções Corporativas
 
As principais ferramentas para a manutenção preditiva
 
A Cetre do Brasil atuante no mercado de treinamento de ensaios não destrutivos a mais de 20 anos, vem oferecer aos seus clientes um produto que tem o objetivo de dar uma nova expectativa ao profissionalna área de manutenção preditiva, que hoje nas  empresas de pequeno ou grande porte pode contribuir para a redução de custos de manutenção.
 
A manutenção hoje nas empresas tem uma grande importância, seja em qualquer segmento há uma relevante contribuição nos custos das empresas, processos críticos durante uso de máquinas e equipamentos podem gerar danos e perca de material, é necessário detectar falhas, monitorar estas falhas e somente intervir na máquina quando for necessário.
 
É importante também saber com exatidão o tempo certo de intervenção, saindo da subjetividade do técnico e eliminando qualquer duvida ou mau uso durante o processo.
 
Nesses casos, é de vital importância saber  quando a falha está para ocorrer. Esta informação pode ser obtida através de métodos simples aplicados diretamente e com critérios pré-estabelecidosa cada equipamento.
Estes critérios quando bem aplicados podem levar a resultados com expressiva redução de custos na empresa. Sabemos que não existem métodos infalíveis e que detectam todos os parâmetros, o que existe é uma somatória de dados, que com analise dos mesmos podem com muita certeza indicar exatamente onde esta o problema, métodos tais comomedição e analise da vibração,  analise de óleo, termografia, ultrassom, LP, PM, ensaio visual, radiografia, detecção de vazamentos, entre outros.
Estes métodos considerados não destrutivos podem servir como ferramentas no trabalho em manutenção preditiva, e o técnico sabendo utilizar estas as ferramentas pode detectar e responder a solução do problema, sem lançar mão de custos altos e técnicas mirabolantes que chegam a resultados errados e oferecem soluções erradas para casos simples que podem na maioria das vezes serem reparados pelo próprio funcionário com uma solução simples e de baixo custo, evitando estoques de peças na prateleira que ficam por muitos anos esperando que sejam utilizadas e as vezes passando do tempo útil ou sofrendo desgaste por corrosão por tempo de prateleira, perdendo-se as peças.
Além disso, com essas informações, a equipe de manutenção estará mais bem preparada e poderá efetuar um reparo mais efetivo e confiável, em tempo menor.
Manutenção Preditiva (Manutenção pela condição)
 
Este método considera cada máquina individualmente, substituindo a manutenção em intervalos fixos . Como visto anteriormente, a vibração mecânica é um bom indicador do estado de funcionamento (saúde) de máquina, e esta é a razão pela qual a medida de vibração é o principal parâmetro utilizado em Manutenção pela Condição. A premissa da Manutenção pela Condição é de que, somente é recomendada a manutenção quando as medidas indicarem que é necessária. 
Deixando a subjetividade do técnico de manutenção em segundo plano e utilizando parâmetros confiáveis que indicam claramente aonde esta o problema, diminuído tempo, ajustando planejamento com produção e diminuindo custos relativos a paradas de maquinas sem planejamento. 
Isto é chamado Monitoração da Tendência e permitem planejar os reparos com antecedência.
A manutenção pela condição baseada na monitoração da vibração tem sido empregada com sucesso em indústrias de processamento contínuo desde o início dos anos 70. As plantas de refinaria e petroquímicas adotaram esta técnica e obtiveram economia considerável com o aumento de disponibilidade de equipamento produtivo e correspondente aumento de produtividade.
Desde então, a monitoração da condição tem sido implantada com sucesso em indústrias que empregam máquinas rotativas em geral. Esse sucesso é devido a resultados econômicos obtidos em curto prazo, pela redução de intervenções de manutenção em até 70%, depois de reduzido período de monitoração e pela possibilidade de planejamento de intervenções com conhecimento prévio da época e causa das falhas.
 
Situações reais demonstram economia de até 75% nos custos de manutenção nas empresas que adotaram esse procedimento, o que indica um rápido retorno no investimento com a instrumentação para a monitoração de vibração, durante a implantação do programa.
 
Reduções no volume de trabalho de manutenção permitem canalizar os recursos disponíveis para melhorar a qualidade dos serviços programados, contribuindo assim, para o aumento de confiança operacional das máquinas. As intervenções realizadas em regime de urgência, que normalmente eram executadas como “quebra-galho” para que as máquinas voltassem o mais rapidamente possível para a produção, são agora coisas do passado.
 
O CETRE esta apresentando esta oportunidade de melhoria no trabalho dos técnicos e pode através de treinamento rápido e eficaz aplicar os conceitos e treinar os colaboradores para aplicar estas ferramentas na equipe de manutenção.
 
Técnicas que podem ser aplicadas com cargas horárias rápidas, eficazes com carga horária distribuída de forma de aproveitar o tempo com aplicação teórica e pratica dos conceitos adquiridos no curso, entre em contato e podemos esclarecer duvidas ou mesmo discutir o que podemos de melhor apresentar a sua empresa através do curso in company, dentro da sua empresa, aplicado diretamente ao seu produto.