Quem faz recomenda

Quem faz recomenda

Depoimento
Ramiro José da Silva Neto
30 anos
Militar da Força Aérea Brasileira (Sargento), onde atuo como Inspetor de Ensaios Não Destrutivos e Supervisor de Radioproteção em Radiografia Industrial.
Rio de Janeiro-RJ
 
Há quanto tempo trabalha com Radioproteção? Você atua na aeronáutica?
 
Sou Inspetor de Radiografia Industrial N2 (SNT-TC-1A) desde 2005, quando fui apresentado aos primeiros conceitos de radioproteção e obtive uma das minhas primeiras qualificações pelo CTA/IFI na Força Aérea, onde estou desde 2002.
Em 2006 fiz o curso de Radioproteção para RIAs no CETRE e em 2007 conquistei a Certificação da Qualificação na CNEN.
No ano de 2010 retornei ao CETRE para então cursar o Supervisor de Radioproteção em Radiografia Industrial, e no mesmo ano fui certificado pela CNEN. 
Ainda em 2010, ingressei no Mestrado em Engenharia de Reatores Nucleares no Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), órgão da CNEN, onde também tive oportunidade de vasto aprendizado em proteção radiológica.
Como pode ver, não foi só por força do dever que desenvolvi a aptidão pela radioproteção, mas também por enorme interesse pessoal, aproveitando minha formação como Físico que, sem dúvida, potencializou meu aprendizado.
 
Alguém lhe ajudou a ingressar nesta área? Quais motivos te levaram a trabalhar com radioproteção?
 
Sou muito grato ao Suboficiais Ney Rocha e José Honório, hoje na reserva, que me ingressaram na carreira dos ENDs na FAB. Atualmente, minha chefe, Tenente Renata, continua a colaborar e, de certa forma, a também se esforçar em manter o seu pessoal sempre qualificado.
As motivações que me levaram a atuar na radioproteção foram geradas em aptidões providencialmente observadas pelos profissionais supracitados e também por enorme paixão adquirida ao longo do processo de aprendizagem.
 
O que você mais gostou dos cursos da Cetre?
 
Não seria exagero falar de muitos pontos positivos desta instituição. Posso ressaltar a qualidade inquestionável dos instrutores, nos quais passei a me espelhar desde os primeiros encontros. De muitos tive inclusive a oportunidade de me tornar amigo.
A infra-estrutura e as instalações são também de padrão elogiável, bem como a forma educada e respeitosa como os alunos são tratados por todos os profissionais desta escola.
 
Qual mensagem você poderia deixar aos profissionais que estão ingressando neste mercado de trabalho?
 
Minha experiência de quase dez anos de atuação nas áreas de END e Radioproteção me fazem ter uma opinião sucinta, mas de grande esforço necessário da parte de quem pretende ingressar neste mercado: MUITO ESTUDO E ESFORÇO NA BUSCA DAS CERTIFICAÇÕES. 
O CETRE é uma escola pela qual todos os profissionais deveriam passar como instruendos em algum momento de sua carreira, tendo em vista o valor a ser agregado à formação técnica de cada um pelo contato com os renomados profissionais que atuam como instrutores, e como instrutores, para colaborar com a função social nobre de formar em alto nível, depois de terem posto em prática o conhecimento adquirido.
Também aproveito para deixar um grande abraço aos colegas das turmas que pude compor e aos mestres do corpo docente do CETRE.